Assinatura de termo de filiação foi publicada na edição

do Diário Oficial do Município da última terça-feira (8)

 

Agora, Guarujá está oficialmente conectada a administrações públicas de diversas partes do mundo para discutir práticas e soluções inovadoras em prol do meio ambiente. Isso porque a Prefeitura associou-se a organização internacional ‘ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade’, por meio de um termo de filiação assinado pelo chefe do Executivo, Válter Suman. A parceria foi oficializada na edição do Diário Oficial do Município da última terça-feira (8).


O ICLEI promove o diálogo entre aproximadamente 2.500 governos, situados em mais de 125 países. São milhares de instituições unidas sob um único propósito: impulsionar ações locais de emissão de baixo carbono, baseadas na natureza de forma equitativa, resiliente e circular. Sobretudo, com o respaldo de especialistas capazes de fornecer treinamento e estimular parcerias de sucesso.


Desta forma, Guarujá também passa a ter acesso a capacitações on-line para: análises de riscos e vulnerabilidades climáticas; elaboração de inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e de plano de ação climática; e ainda garante participação nas sub-redes da organização voltadas para áreas de proteção locais. Outro benefício é o recurso denominado ‘Rede CITYFOOD’, iniciativa que estimula a agricultura urbana e periurbana, visando promover mais segurança alimentar e inclusão social.


De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, a parceria com o ICLEI simboliza uma grande conquista para a população guarujaense. “Quando o poder público discute questões ambientais locais em nível nacional, suas boas práticas são fortalecidas e novas políticas públicas são adotadas. Além de, na prática, fomentar ações para uma Cidade mais verde, a partir do exemplo de outras regiões”, destacou o titular. No Brasil, outros grandes municípios como Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre também são filiados ao ICLEI. 

 

Próximos desde 2018


A aproximação entre Guarujá e o ICLEI iniciou-se em 2018, após a organização premiar a Área de Proteção Ambiental (Apa) Serra do Guararu como modelo em eficiência de governança. O reconhecimento só foi possível graças à adesão do Município ao Projeto Área Protegidas Locais, iniciativa da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, desenvolvida em parceria com a organização e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).


No ano passado, a premiação gerou uma segunda conquista. Convidada pela UICN, Guarujá apresentou a Apa localizada na região do Rabo do Dragão como case de sucesso no Congresso Panorama – Soluções para um Planeta Saudável, realizado em Marselha, na França.