Por g1 Santos
Comitiva presidencial deixou o Forte dos Andradas no fim da tarde desta quarta-feira — Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou a cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, no fim da tarde desta quarta-feira (2), por volta das 17h, após passar o feriado de carnaval na Baixada Santista. Depois da folga de cinco dias, Bolsonaro embarcou no helicóptero presidencial rumo ao Aeroporto de Congonhas, na Capital, de onde deve seguir para Brasília (DF).
Bolsonaro estava hospedado no Forte dos Andradas desde sábado (26). Pela manhã, o presidente ainda passeou de moto aquática por várias praias de Guarujá. Com o dia ensolarado, Bolsonaro e parte da comitiva saíram do forte pelo mar por volta das 10h30. A primeira parada foi na Praia do Tombo, onde conversou com banhistas.
Bolsonaro fez 'tour' de moto aquática pelas praias e atraiu banhistas em Guarujá, SP — Foto: Matheus Croce/g1
Em seguida, ele parou na Praia das Astúrias, que fica ao lado. Bolsonaro saiu da moto aquática, tirou fotos e conversou com turistas e moradores que estavam na beira do mar. Apoiadores gritavam palavras como "mito". Enquanto isso, um homem chegou a entrar na água, na direção de Bolsonaro, e xingou o presidente. "Vai trabalhar! Genocida vagabundo", disse ele.
O presidente continuou o passeio e parou, por volta das 11h, na Praia de Pitangueiras, localizada ao lado do Tombo. Na moto aquática, ele se aproximou de apoiadores que estavam no mar. Depois, Bolsonaro voltou para o Forte dos Andradas.
Banhista xingou presidente na Praia das Astúrias, em Guarujá — Foto: Matheus Croce/g1
Folga no carnaval
Bolsonaro saiu de Brasília na manhã de sábado e foi de avião até o Aeroporto de Congonhas. Depois, seguiu em um helicóptero para Guarujá, onde chegou por volta das 10h20.
Bolsonaro não falou com a imprensa durante todo o primeiro dia de estadia. Uma saída de moto aquática aconteceu de maneira discreta na tarde de sábado. Em vídeo publicado pelo tenente Mosart Aragão, que acompanha Jair Bolsonaro, o presidente aparece sendo recebido por apoiadores no mar, próximo ao Canto do Forte, já em Praia Grande.
No domingo (27), o presidente novamente saiu de moto aquática e transitou entre as cidades de Guarujá e Praia Grande. Após descer da embarcação, provocou uma aglomeração de banhistas nas duas cidades.
Bolsonaro provocou aglomeração de banhistas na Praia do Guaiúba, em Guarujá — Foto: Matheus Croce/g1
Ainda no domingo, Bolsonaro disse que o Brasil irá adotar um posicionamento neutro em relação à Guerra na Ucrânia, pois não quer "trazer as consequências do embate para o país".
Ao ser questionado sobre o cerco que o exército russo faz na capital ucraniana, Kiev, o presidente disse que é um "exagero falar em massacre". As declarações foram dadas durante coletiva de imprensa dentro do Forte dos Andradas.
Presidente deu entrevista durante coletiva de imprensa no domingo (27) — Foto: Matheus Croce/g1
Na segunda-feira (28), o presidente deixou o Forte dos Andradas para fazer um passeio de motocicleta, por volta das 10h10. Ele atravessou de balsa em direção a Santos, cidade vizinha, passou por São Vicente e foi até Praia Grande.
Na sequência, o presidente voltou pelo mesmo caminho, passou pela Ponte Pênsil, em São Vicente, seguiu pela orla até Santos, atravessou novamente de balsa até Guarujá e retornou para o Forte dos Andradas.
Bolsonaro passeou de moto durante folga no litoral de SP — Foto: Matheus Croce/g1
Na manhã de terça-feira (1º), o presidente saiu do Forte dos Andradas para passear de moto aquática em Santos. Na sequência, o presidente foi por mar para a Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande, para almoçar.
Bolsonaro conversou com apoiadores que estavam em um barco e, por volta das 11h, foi visto na Ponta da Praia, em Santos, onde parou próximo à faixa de areia e gerou aglomeração de banhistas.
Jair Bolsonaro fez passeio de moto aquática e provocou aglomeração em Santos, SP — Foto: Rodrigo Nardelli/g1