Interrupção no serviço é importante para avançar com as obras de modernização do flutuante da balsa mista, no lado santista

São Paulo, 17 de fevereiro de 2022 - Em razão dos avanços nas obras da travessia de balsa Santos/Guarujá, o Departamento Hidroviário vai interditar a passagem exclusiva de ciclistas e pedestres (chamada de travessia mista) por 24 horas, das 21h desta sexta-feira (18) até as 21h de sábado (19).

A interrupção é necessária devido aos serviços de modernização e melhorias na travessia. A utilização das balsas permanece inalterada para carros, motos, ônibus e caminhões.

Neste fim de semana, o DH vai realizar a troca do flutuante da travessia mista no lado de Santos, que irá ampliar a segurança e trazer mais conforto aos usuários. Para isto, por meio do Departamento, a Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo está investindo R$ 1,9 milhão na obra.

O DH colocou faixas próximas aos locais de embarque e desembarque informando o horário da interdição, além de avisos nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs). Com a interrupção do serviço, a opção para ciclistas e pedestres se deslocarem de uma cidade a outra é a faixa exclusiva no bolsão dos veículos que será criada, para que pessoas e condutores de bicicleta possam entrar na balsa.

A troca do flutuante no lado de Santos é uma das obras para modernização dessa travessia que estão em andamento. Desde 2019, a Secretaria realiza investimentos importantes, o que já permitiu uma melhora significativa no serviço e um atendimento mais ágil aos usuários.

Em janeiro de 2022, o DH entregou a segunda e última fase das obras do atracadouro na travessia Santos/Guarujá. É um atracadouro misto, destinado ao embarque e desembarque de pedestres, bicicletas e veículos. Este serviço -- realizado sem recursos públicos -- foi contratado pela empresa responsável pelo navio dinamarquês que, em junho do ano passado, danificou as plataformas da balsa.

Programa de modernização
Dezessete embarcações reformadas foram entregues desde 2019 e, neste período, o valor da tarifa não foi reajustado. Além disso, a manutenção passou a ser 24 horas, com o recondicionamento de 26 motores e reversores, e os usuários ganharam novos canais de informação em tempo real.

Com esses investimentos, as travessias litorâneas contaram, nas últimas temporadas de verão, com a maior quantidade de embarcações dos últimos anos e uma redução significativa no tempo médio de espera. Um levantamento recente do DH apontou que o tempo médio de espera para embarque nas travessias, durante as festas de Natal de 2021 e do Réveillon 2021-2022, caiu 26% em comparação a 2019 (antes da Pandemia), apesar do aumento na movimentação de veículos.

Para quem utilizou a balsa Santos/Guarujá nas festas de fim de ano, por exemplo, o tempo máximo de espera para embarque, no período de Natal, caiu de 70 minutos em ambos os lados em 2019 para 15 minutos em Santos (redução de 78,5%) e 30 minutos no lado do Guarujá (57% menor). No Réveillon, tais reduções foram de 70% (em 2019-2020) e 50% (2021-2022), respectivamente.