SÃO VICENTE
16/02/2022 13H48
Parceria entre Seduc e Setur permite que alunos aprendam fora da sala de aula
“Foi muito divertido. Aprendi coisas da nossa Cidade que eu particularmente não sabia”. A fala do estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Luan Almeida (13 anos), da EMEF CAIC (Humaitá) representa bem o objetivo do Turismo Pedagógico, iniciativa da Prefeitura de São Vicente, através da parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e Turismo (Setur).
O tour, que inclui Ilha Porchat, Biquinha de Anchieta, Praça 22 de Janeiro, Igreja Matriz, Mercado Municipal, Casa Martim Afonso, Parque Cultural Vila de São Vicente e praias, tem o objetivo de ensinar os alunos sobre os principais pontos históricos da Cidade, levando educação para fora da sala de aula.
Além de Luan, outros 14 alunos do 9º ano da EMEF CAIC (Humaitá) participaram do passeio na manhã de terça-feira (16). O estudante Matheus Camargo (13 anos) ressalta a importância de ações como essa para a rotina escolar. “Após tanto tempo em casa devido à pandemia, a manhã de hoje foi um presente para nós. Foi bem legal e nos ajudou a dar uma ‘respirada’.”
Além dos pontos turísticos, a turma também assistiu ao curta-metragem “Contos e Lendas Vicentinos – Histórias Sobrenaturais” (2020), produção de 10 minutos que narra histórias seculares de tradição popular calunga, como o Monstro Ipupiara, a Pedra da Feiticeira, a Lenda dos Sinos e o Conto de Anchieta.
Mesmo nascida em São Vicente, a aluna Kayllaine Maria da Silva (18 anos) ficou impressionada com tanto conteúdo que ainda não conhecia sobre a Cidade em que vive. “Era uma parte do Munícipio que eu não conhecia. São informações muito interessantes que todos merecem saber, principalmente quem mora aqui. Foi uma manhã perfeita, com certeza.”
Além do 9º ano da EMEF CAIC, outras 18 turmas da rede municipal terão a chance de conhecer as rotas do Turismo Pedagógico até a segunda semana de março. Os estudantes são acompanhados pelos guias de turismo Odete Oliveira, Marilize Maraucci, Marcos Paulo e Caio Gênero, voluntários da Receptivo Litoral.