O ato foi realizado em cerimônia restrita, no Teatro Procópio Ferreira
A Prefeitura de Guarujá empossou o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), na última segunda-feira (14). O ato ocorreu em cerimônia simbólica e restrita, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, com a presença da vice-prefeita, Adriana Machado.
Constituído em novembro do ano passado, para o biênio 2021-2023, o Conselho foi instituído pela Lei Municipal 3969/2012. O colegiado é composto por membros do poder público e da sociedade civil organizada, por meio de funções entre titulares e suplentes. A Administração Municipal conta com a participação efetiva de cinco secretarias. Já a população, com a de representantes de 12 movimentos artísticos e culturais.
A principal atribuição dos empossados, até dezembro de 2023, será atuar como agentes fiscalizadores para que as políticas culturais sejam democráticas e respeitem a diversidade e a transversalidade. A iniciativa é necessária para o fortalecimento da identidade dos munícipes. O Conselho defende que a cultura reflete diretamente no modo de agir da sociedade, contribuindo para a construção do senso crítico.
A vice-prefeita Adriana Machado aproveitou a oportunidade para parabenizar a classe artística. “Vocês fazem parte de um dos setores que mais sofreu os impactos da pandemia e, mesmo assim, não mediram esforços para continuar cumprindo sua função social. Obrigada por terem proporcionado alívio a minha família e de tantas outras pessoas, com a continuidade do trabalho pela internet, por exemplo”, destacou.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Renato Pietropaolo, o Conselho é uma conquista dos movimentos artísticos e possibilita que a Prefeitura desenvolva cada vez mais ações nas comunidades. “O acesso à cultura é um direito de todos. E é por meio de grupos como esse que aprimoramos as políticas públicas para alcançar o máximo de pessoas, independente de classe social e crença”, enfatizou o titular.
Para o representante da sociedade civil no segmento de teatro, Marcelo Wallez, a participação no Conselho é motivo de muita alegria. “O diálogo entre o Governo e a população é o que possibilita o planejamento de estratégias efetivas em qualquer demanda social. Por isso, essa parceria será muito proveitosa para fortalecermos as manifestações culturais da Cidade”, concluiu o conselheiro.
Primeira reunião agendada
Nesta quinta-feira (17), o Conselho de Políticas Culturais de Guarujá fará sua primeira reunião. Na ocasião, será realizada votação para a escolha do presidente da banca.