Programação de atendimento será realizada quinzenalmente, das 9 às 15 horas, tendo como prioridade os bairros com maior concentração de cadastros desatualizados e pessoas em situação de vulnerabilidade social


A Prefeitura de Guarujá vai contar, a partir de fevereiro, com uma Unidade Móvel do Cadastro Único (CadMóvel). O veículo percorrerá os bairros da Cidade realizando atendimento para a inclusão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), que dá acesso a diversos programas sociais do Governo Federal. A entrega aconteceu nesta quarta-feira (12), no Paço Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800,- Santo Antônio), como parte da programação da Semana do Padroeiro da Cidade, Santo Amaro.


 “Não existe prestação de serviço sem aparelhagem necessária. E hoje, com trabalho de equipe e a união de outros poderes estamos entregando um equipamento essencial para o atendimento à população em vulnerabilidade social”, afirmou o prefeito de Guarujá, Válter Suman.


O CadMóvel pertence a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas).  A agenda de atendimento será realizada quinzenalmente, das 9 às 15 horas, tendo como prioridade os bairros com maior concentração de cadastros desatualizados e pessoas em situação de vulnerabilidade social definidos pela coordenação do Cadastro Único.


O cadastro é a primeira etapa para que o cidadão tenha acesso aos programas sociais federais tais como Auxílio Brasil (PAB), o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. O cadastramento não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.


“Com o CadMóvel realizaremos a busca ativa das pessoas em situação de vulnerabilidade social que desconhecem os seus direitos. É uma grande conquista para a Cidade”, afirmou o secretário adjunto da Sedeas, Paulo César Clemente.


Para realizar o cadastro é necessário apresentar originais dos seguintes documentos: RG, CPF, Titulo de Eleitor, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e declaração de matrícula das crianças e adolescentes. No equipamento, os munícipes também podem tirar dúvidas dos programas de transferência de renda e a situação do cadastro.


CadÚnico

O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.


Hoje, Guarujá possui 26.097 famílias cadastradas no CadÚnico, isso equivale 64.526 pessoas.  Atualmente, 12.341 famílias recebem o Auxílio Brasil (Bolsa Família).


Casa Cai

Guarujá conta também com a Casa de Assistência Integrada (Cai), localizada na Avenida Adhemar de Barros, 656 – Santo Antônio. O equipamento concentra os atendimentos do CadÚnico. Nos dois últimos meses do ano foram realizados 2.572 atendimentos.