SANTOS
11/01/2022 14H40
Os novos contratos do programa de Participação Direta nos Resultados (PDR) 2022 da Prefeitura de Santos foram assinados nesta terça-feira (11). Em sua sétima edição, o PDR deste ano envolve 26 secretarias, autarquias e fundações da Cidade que, juntas, acumulam 703 metas e indicadores a serem atingidos.
A premiação para os órgãos que alcançarem as metas deste ano será paga em fevereiro de 2023 – recurso previsto no orçamento municipal, conforme Lei de Responsabilidade Fiscal. A secretaria que acumula mais metas é a de Serviços Públicos (Seserp), com 92 indicadores, seguida pelas secretarias de Saúde (SMS), com 46, e de Infraestrutura e Edificações, com 40.
Entre as metas estipuladas pelo programa para 2022, está a criação de um portal on-line para acompanhamento dos concursos públicos municipais pela Ouvidoria, Controle e Transparência (OTC), órgão que também gerencia o PDR.
Quem também recebeu novos desafios foi a Fundação Pró-Esporte de Santos, que tem a missão de contar com quatro equipes de alto rendimento atuando em cenário nacional, assim como a Secretaria de Cultura, que tem como um dos objetivos o atendimento de pelo menos 25 produções pela Santos Film Comission.
DESAFIOS E COMPROMETIMENTO
Durante a cerimônia de assinatura dos contratos, o prefeito Rogério Santos elogiou a conduta dos órgãos da administração direta e indireta do Município pelo comprometimento com as metas no período de pandemia e frisou a importância do PDR para a Cidade. “Os indicadores são um instrumento importante tanto para a sociedade quanto para nós, porque nos permitem enxergar se estamos fazendo o certo e no que precisamos melhorar, e dão à população a chance de avaliar e decidir, ao fim desses quatro anos de governo, se continuaremos a realizar este trabalho”.
O ouvidor Rivaldo Santos também falou sobre os desafios enfrentados pelos órgãos municipais desde o surgimento do coronavírus. “Nesses anos de pandemia muitas secretarias foram prejudicadas no cumprimento de suas respectivas metas, mas esperamos que neste ano que se inicia tenhamos condições de levar esse programa adiante com empolgação e sempre tentando melhorar os nossos serviços e atendimento à população”, finalizou.
PDR 2021
O PDR 2021 será pago em fevereiro próximo, após uma auditoria de dados, prevista para acontecer ainda no mês de janeiro. Pelo menos cinco secretarias municipais receberão 100% do prêmio (50% do salário base), o que significa que atingiram nota 9 ou 10 nos indicadores. Aquelas que apresentarem nota entre 7 e 8,9 receberão 50% do prêmio (25% do salário base).
O PROGRAMA
O PDR, realizado desde 2014 em Santos, é um sistema de indicadores de desempenho para suporte aos contratos de gestão de metas e resultados da Prefeitura de Santos. O programa de mérito por resultados, muito utilizado na iniciativa privada, é considerado inovador ao ser aplicado no funcionalismo público.