No último Conexão Farmarcas - Histórias para o amanhã, que aconteceu no último dia 03 de dezembro, foram apresentados os resultados da administradora de redes associativas de farmácias Farmarcas no último ano e um ambicioso projeto de crescimento para os próximos anos.

Atualmente a Farmarcas é o quarto maior grupo do varejo farmacêutico do País, composta por mais de 1.300 lojas de 12 redes de farmácia. Em relação aos números das lojas, o faturamento totalizou R﹩ 4,5 bilhões nos últimos 12 meses, índice 27,07% acima dos R﹩ 3,55 bilhões do período anterior. Os resultados das lojas estão muito acima do mercado e forma impulsionados por muitas ações inovadoras.

Em relação a objetivos futuros foram apresentados importantes objetivos pelo diretor comercial da Farmarcas, Paulo Costa. "Um dos nossos objetivos é dobrar o faturamento em 2025, usando como ano base 2020. Além disso, em 2022, queremos crescer 20% em cima da base de 2020, abrindo 276 lojas", contou

Apresentado pela jornalista Milena Machado, o evento também contou com a apresentação do presidente da Farmarcas, Edison Tamascia; do diretor comercial, Fábio Chacon; do diretor administrativo, André Costa; do diretor de comunicação e operações, Ângelo Vieira; e do diretor de inovação, Marcelo Dantas.

O evento aconteceu de forma virtual pelo segundo ano consecutivo e contou com a participação do diretor de parceiros estratégicos na IQVIA, César Betim, que apresentou dados e a análise do mercado farmacêutico apresentou os resultados do ano. Ele contou que a movimentação de todos os produtos vendidos nas farmácias brasileiras totalizou 6,8 bilhões de unidades e R﹩149,1 bilhões no MAT outubro de 2021. O destaque ficou para o associativismo teve destaque no período e cresceu acima dos demais canais em quase todas as regiões.

Projetos para 2022

Além de resultados e projeções, o evento também apresentou projetos que estão sendo desenvolvidos, como a distribuição de um coletor de medicamentos vencidos ou em desuso para cada umas das mais de 1.300 farmácias espalhadas pelo Brasil até o primeiro semestre do ano que vem, como parte do programa de Logística Reversa de Medicamentos.

Contudo, um dos principais projetos que está sendo desenvolvido é o e-delivery, evolução do aplicativo existente atualmente para um sistema que permitirá a efetivação das compras em cada loja. Isso representa um esforço de desenvolvimento imenso, necessitando ter estoques e precificação de 1.350 farmácias diferentes atualizados em tempo real.

Balanço dos resultados

Um dos principais pontos abordados durante o Conexão Farmarcas, foram os indicadores obtidos ao longo de 2021. Esses números trazem uma dimensão sobre o crescimento da empresa e a sua relevância no segmento farmacêutico.

Das 181 lojas inauguradas, 148 foram de associados que já faziam parte do quadro associativo e 30 lojas de novos associados. Além disso, a Farmarcas recebeu 4.359 pedidos de adesão ao longo do ano, com um total de 43 aprovados para serem novos associados, destacando a seletividade da empresa quanto aos perfis selecionados.

O crescimento interno da empresa também impressiona. Em 2020, a Farmarcas encerrou o ano com 187 funcionários e, atualmente, a empresa conta com 230 colaboradores, demonstrando um crescimento de 30% sobre a base do ano anterior.