Famílias assistidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência
Social estão aplicando os princípios do programa em suas rotinas
A Prefeitura de Guarujá recebeu na última semana a visita de representantes do ‘Cinco Básicos Brasil’, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A equipe esteve na Cidade para acompanhar e filmar o Programa Cinco Básicos – uma parceria inédita no Brasil, firmada entre a Prefeitura e o Movimento Internacional The Basics, que estimula os cuidados na primeira infância.
As filmagens vão compor o material de divulgação nacional, com testemunhos de famílias guarujaenses, que estão aplicando os princípios do programa em suas rotinas, como explica Maria Rodrigues, representante do Cinco Básicos Brasil.
“Estamos produzindo um material 100% brasileiro, com uma linguagem acessível para quem cuida. A ciência mostra que atuar na primeira infância, com os estímulos certos, favorece a construção de uma sociedade mais prospera e igual”, afirmou Maria Rodrigues.
A representante destaca, ainda, que nos Estados Unidos existe uma rede de aprendizagem que conta com mais de 50 cidades. Guarujá faz parte dessa rede e é um dos movimentos mais sistêmicos fora dos Estados Unidos.
Programa
O programa visa à promoção de práticas de cuidado infantil baseadas em evidências científicas, que apoiam o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças, desde o nascimento até os seis anos de idade. O movimento é organizado ao redor de cinco princípios que resumem pontos centrais da ciência sobre o desenvolvimento na primeira infância: 1- Dar muito amor e controlar o estresse; 2- Falar, cantar e apontar; 3- Contar, agrupar e comparar; 4- Explorar através do movimento e da brincadeira e 5- Ler e discutir histórias.
Participam do programa, famílias acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de 0 a 6 anos, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas).
O ‘Cinco Básicos’ é filiado à The Basics Learning Network, organização sem fins lucrativos, que foi incubada na Achievement Gap Initiative da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.