SANTOS
09/12/2021 07H45
Nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (9), Santos passou a conhecer seus novos Cidadão e Cidadã Samba, que vão integrar a Corte Carnavalesca de 2022. Após uma acirrada disputa, Valdery Carauba, representante da escola de samba Imperatriz Alvinegra, venceu o concurso. Já a Cidadã Samba, escolhida por aclamação, é a sambista Maria Augusta, a Nena, que defende as cores da Brasil.
O Teatro Municipal Braz Cubas foi o palco de uma noite de muito samba no pé e homenagens a personalidades que marcaram a história do samba em Santos. Dentre as horarias entregues pela Secretaria de Cultura (Secult) destaques às homenagens ao Marechal do Samba, J. Muniz Jr; Oswaldo Barro (Oswaldinho da Cuica), e Carlos Alberto Caetano (Carlão da Peruche). A noite de festa também foi marcada pela diplomação dos dois novos cabos do samba: Paulinho Japão e Vander do Surdo.
O concurso foi organizado pelo Conselho do Samba de Santos. Sob o comando da bateria X-9, os concorrentes a Cidadão Samba tiveram seu currículo avaliado pela comissão julgadora, assim como também suas habilidades como mestre-sala, canto, samba no pé e para tocar instrumentos. Além do vencedor Carauba, participaram do concurso os sambistas Fábio Durante (União imperial), Francisco Baliza (Mocidade Amazonense) e Marcos Brito (Dragões do Castelo).
Em janeiro será realizado o concurso que irá escolher o novo Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval 2022, completando assim a nova corte carnavalesca de Santos. O concurso Cidadão e Cidadã Samba contou com apoio da Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess).