Cubatão tem potencial e já faz parte da rota cicloturismo na Baixada Santista, atraindo visitantes que apreciam, de forma sustentável, as riquezas naturais e monumentos históricos. Alguns grupos de ciclistas já estão fazendo passeios na Cidade: exemplo disso aconteceu neste domingo (28) com a presença dos Grupo de Ciclistas “Os goiabas”, de Santos, e “As Lobas de Cubatão”.
As equipes, formadas por 23 ciclistas amadores, iniciaram a trajetória em Santos seguindo para Cubatão, cortando o Centro da cidade e tendo como destino a Vila Operária da Light e o bairro da Água Fria. No condomínio da Light conheceram a casa de visitas, a UME Henry Borden e as moradias construídas para abrigar os operários que trabalhavam na Usina Henry Borden, relíquias arquitetônicas do município e uma das últimas vilas operárias que ainda existem no Estado de São Paulo.
Na sequência, visitaram o bairro da Água Fria onde descansaram e se alimentaram em lanchonetes locais. O grupo pretende agendar outras visitas à Cubatão. O cicloturismo consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta, destacando a atividade de visitas e conhecimento de outros lugares próximos de maneira saudável, econômica e ecológica.