O Sistema de Inteligência denominado Córtex é uma poderosa ferramenta de combate à criminalidade, vinculado ao Ministério da Justiça e já está em funcionamento no Porto de Santos.

O Deputado Estadual - Agente Federal Danilo Balas (PSL) esteve na última quinta-feira (18), em Santos, no litoral paulista, para apresentar à Guarda Portuária da cidade o Sistema Federal de Inteligência - Córtex, que integra operações e monitoramento de segurança em todo o território nacional.

A plataforma está vinculada ao Ministério da Justiça e usa, de forma rápida, milhares de informações dos próprios órgãos públicos e câmeras viárias, além de ser totalmente gratuito para os municípios.

O encontro para a apresentação do sistema aconteceu na sede da Guarda Portuária e contou com a presença do Superintendente da Guarda Portuária, Wagner Pinheiro de Almeida; o Gerente de Planejamento, José Eduardo Florido Turcato; e o Gerente de Operações, Robson Gomes Santos.

Após saber da importância da ferramenta no enfrentamento ao crime, os representantes da Guarda Portuária se prontificaram a assinar o termo de adesão para a implementação do sistema Córtex/MJ.

O Deputado também esteve no Centro de Comando e Operações (CCO) da Prefeitura Municipal de Santos, onde apresentou a plataforma para o Prefeito Rogério Santos, o Secretário de Planejamento e Inovação, Fábio Ferraz; o Secretário de Segurança, Sérgio Del Bel Júnior; e o Diretor do Centro de Controle Operacional (CCO), Paulo Roberto de Oliveira Souza; e representantes de outras cidades litorâneas (Peruíbe, Itanhaém, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba e Ubatuba), entre eles, policiais, guardas municipais, vereadores e secretários municipais.

Representaram o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) o Delegado da Polícia Federal Bráulio Melo e o Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Eduardo Fernandes, que foi o idealizador do Sistema Córtex, que atualmente trabalha no Ministério da Justiça.

Otimistas e entusiasmados com o potencial do sistema de combate ao crime, Santos já anunciou sua adesão ao novo sistema de monitoramento federal.

Na última terça-feira (16), a cidade de Sorocaba, no interior paulista, assinou o acordo de cooperação com o Ministério da Justiça.

Anualmente, o Porto de Santos movimenta cerca de 130 milhões de toneladas de diversas cargas. Possui 16 km de cais e é a Guarda Portuária que faz a segurança em todo o perímetro do Porto de Santos.

Em 2020, cerca de 4 milhões de pessoas passaram pelo porto, que está a apenas 70 km da capital paulista.

"Estou atuando junto ao Governo Federal para levar aos municípios paulistas o que o Ministério da Justiça tem de melhor: o Sistema Federal de Inteligência denominado Córtex. O Estado de São Paulo é gigante e a Baixada Santista tem grande importância na economia do país. Com a assinatura dos acordos de cooperação técnica com as cidades e também com a Guarda Portuária, o Estado de São Paulo só tem a ganhar. Agradeço aos representantes do Ministério da Justiça e, em especial, nosso Presidente Jair Bolsonaro por apoiar os municípios do interior de São Paulo e de todo o país.", afirmou o Deputado Estadual Danilo Balas.