O consumo de pescado no mundo tem aumentado muito pois é um alimento com proteínas de alta qualidade ,ômegas e gorduras de qualidade .Nos anos de 1950 , o mundo consumia ,por ano ,pouco mais de 5kg de peixe por capita , Nos anos de 1960 este consumo dobrou . Em 1980 o consumo passou para 13 kg per capita , em 1990 para 15kg.Em 2020 estamos em quase 25 kg de consumo de pescado.Nos países do primeiro mundo esta quase em 30 kg, boa parte importada dos países mais pobres.
O alerta está no perigo de um colapso nos estoques de peixes no mundo antes de 2050.Estes números são assustadores e estão em diversos trabalhos de pesquisa como o da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).As organizações ambientais estão muito preocupadas com estes dados pois existem muitos interessados em esconde-los pois assim evitam que cotas máximas de pesca sejam estabelecidas .Muitas empresas que dominam a pesca no mundo escondem os dados corretos e existem uma falta de fiscalização em muitos países no mundo.
Se continuarmos com este consumo desenfreado destes recursos naturais estas terríveis previsões podem acontecer.Hoje esta sendo muito difícil de mudar este comportamento por parte de alguns empresários do setor.
Temos que proteger o nosso oceano pois metade das grandes metrópoles do mundo são costeiras . Teremos um mar sem peixes e transformado em depósito de lixo da civilização moderna com dominância de plásticos ,poluentes orgânicos e metais pesados. Vamos refletir pois ainda é tempo de vencermos estas barreiras e pensar num mundo melhor .
Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário e professor universitário