SÃO VICENTE
05/11/2021 17H07
Entre palestras e oficinas que abordam desde a gestão financeira cultural até a Semana de Arte Moderna de 1922, a Prefeitura de São Vicente, via Secretaria de Cultura (Secult), divulga a nova programação de atividades virtuais por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo.
Ao todo, oito encontros virtuais com 455 vagas estarão disponíveis para inscrição gratuita a partir de 9 de novembro. Todas as aulas serão ministradas pela plataforma Zoom Meetings. Confira a agenda:
Oficina: Primeiras Palavras
A arte da escrita criativa será introduzida aos participantes por meio de reflexões sobre quais são as “primeiras palavras” para o desenvolvimento da produção de textos literários.
Vagas: 25
Data: 29 de novembro e 1º, 6 e 8 de dezembro, das 18h às 20h
Inscrição até 23 de novembro: https://forms.gle/zfL5z2jy21vcEKXx6
Palestra: O papel do curador em um festival de cinema
Vagas: 50
Data: 29 de novembro, das 18h às 21h
Inscrições até 23 de novembro: https://forms.gle/kzjJpEfiFrSacJBS6
A palestra tem como objetivo preparar jovens para o processo de curadoria sobre um festival e/ou mostra, abordando o ofício do curador, o recorte curatorial, a igualdade de gênero e os festivais no Brasil.
Oficina: Da commedia dell’arte ao “abrasileiramento” de suas máscaras
Vagas: 60
Data: 2 de dezembro, das 18h às 21h
Inscrições até 24 de novembro: https://forms.gle/ocZQ49UK5Vvo2YzS7
A oficina se baseia num estudo compartilhado entre a experiência e a curiosidade sobre máscaras e tipos cômicos na criação de uma comédia popular urbana. Por meio das máscaras de commedia dell'arte, serão estudadas a origem destes objetos italianos durante séculos e sua influência no mundo.
Oficina: História social do samba paulista
Vagas: 30
Data: 7 de dezembro, das 18h às 20h
Inscrições até 29 de novembro: https://forms.gle/g6FPrucuD2AVW9ML9
Apresentando os princípios do samba paulista, os participantes construirão uma narrativa objetiva sobre a formação histórica do gênero musical. Os aprendizados permearão os conceitos básicos sobre as origens étnicas dos batuques, samba rural, origem do carnaval paulistano, fenômenos do pagode nas décadas de 80 e 90 e a organização social das comunidades e terreiros.
Palestra: O teatro e a semana moderna
Vagas: 60
Data: 30 de novembro e 1º, 2 e 3 de dezembro, das 14h às 16h
Inscrições até 24 de novembro: https://forms.gle/LgpW5pcC2h3PyviS8
As discussões sobre o papel e a participação da arte teatral no período da Semana de Arte Moderna de 22 serão o foco da oficina. Os encontros serão propulsionados por provocações do coordenador, levando em conta aspectos como: a descentralização do movimento, suas origens demográficas e socioeconômicas, bem como o papel da mulher e da arte popular.
Oficina: Arte em revista
A proposta desta oficina é convidar os participantes a produzirem um ‘’fanzine-revista’’. A ideia é que os alunos elaborem pequenos textos e imagens a partir de conteúdos referentes às rupturas que emergiram na semana de arte moderna.
Vagas: 80 (40 por turma)
Data: Turma A - 10, 11 e 12 de novembro - 14h às 16h; Turma B - 16, 17 e 18 de novembro - 18h às 20h
Inscrições até o preenchimento das vagas: https://forms.gle/GYEco7zWqPHm3HXe8
Inscrições em andamento desde 8 de outubro
Oficina: Gestão financeira e prestação de contas no ProAC editais
Criado para artistas e produtores culturais que já sofreram dificuldades na organização de projetos, a oficina ensina a planejar gastos e elaborar ações de maneira objetiva e linguagem simples.
Vagas: 150 (50 por turma)
Data: - Turma A: 9, 10, 11 e 12 de novembro - 10h às 12h; Turma B: 22, 23, 24 e 25 de novembro - 18h às 20h; Turma C: 30 de novembro; 1, 2 e 3 de dezembro- 14h às 16h
Inscrições até o preenchimento das vagas: https://forms.gle/75hYLZ2AcWShz1bK8
Inscrições em andamento desde 8 de outubro
A iniciativa é realizada pelo governo estadual via Oficinas Culturais, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, gerida pelo Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura (Poiesis), com apoio da Secult, de São Vicente.
As vagas são destinadas a todas as cidades do Estado de São Paulo participantes do convênio estadual. Os municípios não possuem acesso exato ao número de vagas locais.