Seja em estágio ou emprego efetivo, alunos que fazem curso a distância vivenciam grandes oportunidades em suas áreas
Stephanie Eduarda da Silva, aluna da Administração EAD, conquistou uma vaga na Defensoria Pública (Foto: Cedida)
A busca por uma carreira de sucesso e melhor projeção financeira são algumas das pretensões de quem ingressa no ensino superior. Seja na modalidade presencial ou a distância (EAD), 77,8% dos egressos revelam melhor condição financeira após a graduação, conforme dados divulgados pela 2ª pesquisa sobre empregabilidade do Instituto Semesp. Ainda, 94% dos alunos matriculados no ensino a distância acreditam que o diploma na modalidade influência na conquista de emprego. Fato vivenciado por alunos da EAD Unoeste, que durante o curso conquistaram vagas de estágio e até mesmo efetiva.
Stephanie Eduarda da Silva e Murilo Ferreira Gazolla, do curso de Administração EAD Unoeste, foram aprovados para estágio na Defensoria Pública. “Assim que ingressei na universidade fiquei surpresa, pois surgiram diversas oportunidades de vagas e entrevistas”, conta a aluna. Para ela, o momento é de capacitação. “O estágio na defensoria é uma oportunidade de me redescobrir e me capacitar para o setor administrativo da instituição, e também para as próximas oportunidades que vão surgir”, comenta, destacando que dentre suas funções estão “a avaliação financeira dos assistidos na triagem do atendimento presencial e virtual, atividades administrativas, controle de estoque, processos, documentos, e o controle de recebimentos e envios de postagens”, compartilha.
A futura administradora se diz confiante e com grandes expectativas para esse novo ciclo. “Quando comecei a estudar, meu maior receio era não me adaptar ao curso EAD, mas foi totalmente ao contrário, obtive ótimas notas. Mas tudo isso graças aos colaboradores e professores extremamente profissionais, qualificados e atenciosos da universidade”, destaca.
Murilo compartilha que a necessidade de se qualificar e conquistar uma vaga no mercado de trabalho o motivou a retornar à universidade. “Sou egresso do curso de Direito da própria Unoeste e conheço de perto a qualidade dos cursos ofertados e da estrutura. A universidade disponibiliza uma estrutura tecnológica que dá total apoio ao aluno para desenvolver suas atividades sem abrir mão da qualidade de ensino. Isso é um diferencial gigantesco para o aprendizado do aluno, além de todo o suporte dos professores e profissionais”, frisa.
Sobre a experiência na defensoria, Murilo destaca que é a chance de aliar teoria e prática. “Realizo atividades de atendimento ao público, tanto presencial quanto virtual; organização e manutenção de documentos oficiais e diligências ao Fórum. Vejo como algo de suma importância para o meu currículo e carreira profissional. Com a formação obtida na universidade espero estar preparado para atender as demandas do mercado de trabalho e disputar de igual para igual as oportunidades que aparecerem”.
Universitário no mercado de trabalho
Uma das vantagens de estudar na modalidade a distância é a flexibilidade para escolher horários e locais de estudos. Foi o que fez o Nathan Alexandre Felipe, de Presidente Prudente, aluno do curso de Pedagogia EAD. “Sempre coloquei a Unoeste como referência pela sua qualidade apresentada em avaliações do MEC e relatos dos alunos”. O aluno confessa que se surpreendeu com o ensino. “O curso é bem amplo em seu projeto pedagógico, com isso pude ter a primeira experiência profissional. No momento estou em dois estágios e em ambos faço a execução de apoio aos alunos com déficit de aprendizagens, ministro aulas de apoio, acompanho os alunos em sala e no intervalo, abordo um trabalho colaborativo com os professores e faço a criação de projetos”, relata.
Para ele, a Unoeste viabiliza muitas portas para uma carreira de sucesso. “Sou muito bem visto dentre as instituições com as aprendizagens e práticas que venho adquirindo na universidade. E sem dúvidas alguma, afirmo que está sendo um momento grandioso! O estágio nos permite ter contato com profissionais da área e isso nos ajuda muito. A projeção para o meu futuro está alicerçada sobre bases em que estou fomentando sobre o curso e o estágio”.
Quem também conquistou uma vaga no mercado de trabalho foi a Sofia Couto Camilo dos Santos. Atualmente residindo na capital paulista, Sofia se matriculou no curso de Design de Moda ainda quando morava em São José dos Campos (SP). “Decidi fazer o curso EAD pois tinha que trabalhar e estudar, e a grade de Design de Moda e o custo da Unoeste me chamaram muito atenção. Não conhecia a universidade, mas fiz algumas pesquisas e agora como aluna vejo que o curso é realmente muito bom, didático e com ótimos professores. Superou minhas expectativas”, conta.
A universitária lembra que quando chegou a São Paulo fez seu cadastro em uma plataforma de emprego, por onde conseguiu um estágio na área. “Lá eu fazia fichas técnicas, separação de aviamentos para produção das peças, ajudava nos shootings, pesquisa de matérias e tendências. Após esse período e devido à certa experiência, consegui oportunidades de emprego bem legais, como na New Balance e agora na Bolovo”, comemora. Sofia já tem um plano para seu futuro. “Quero trabalhar diretamente com a criação de produtos. Meu objetivo é me especializar em criação e criatividade”, concluí.
Isso é EAD Unoeste
Você sabia que a Unoeste está em quase todas as regiões do Brasil? Clique aqui e confira qual polo está mais próximo de você. Além disso, você pode estudar com bolsa de estudo de até 60%. Inscreva-se já para o vestibular.