A Escola de Governo de Santos lançou sua próxima grade de ensino, com 26 cursos, uma nova logomarca e a parceria com o Sebrae. A apresentação aos servidores municipais aconteceu nesta terça-feira (26) no Paço Municipal, em evento que integra a Semana do Servidor. Na oportunidade, uma carta de intenções entre a Prefeitura e a instituição foi assinada e se tornará um termo de cooperação.
Os 26 cursos serão divididos em dois eixos. O primeiro é “Planejamento, Gestão e Políticas Públicas” e o segundo “Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais”. O secretário  secretário municipal de Gestão, Rogério Custódio de Oliveira, destacou a densidade do conteúdo da nova grade de ensino e disse que irá impactar no dia a dia do servidor. O próprio secretário ministra o curso de Execução de Emendas Parlamentares. 
SEBRAE
O gerente regional do Sebrae, Marco Aurélio Rosas, destacou a importância de fomentar a cultura empreendedora nos servidores, através dos cursos. “Quando a gente fala de empreendedorismo, a percepção é de que é para quem monta empresa. Mas podem ser características de comportamento do servidor”, disse.
PARCERIA COM A USP
Também foi exposta uma tratativa para parceria com a Universidade de São Paulo (USP). O pesquisador Ergon Cugler, associado ao Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP) da USP, esteve presente no evento e sinalizou a intenção, ressaltando a importância da preparação técnica de um servidor.
“Um servidor da ponta da educação quando entende como é a composição do orçamento municipal consegue dar contribuições internas muito mais qualificadas na sua secretaria", explicou.
Também participaram da apresentação aos servidores a secretária-adjunta de Gestão, Célia Fugazza, o coordenador de Apoio à Gestão Municipal da pasta, Thiago Andrade, e o diretor da Escola do Legislativo, Diogo Caixote.
MOTIVADO
O chefe da Seção de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Pessoal da Secretaria de Gestão, Allan Michel Simões Piva, de 29 anos, já fez cerca de dez cursos na Escola de Governo. Ele cita os conhecimentos obtidos em segurança de trabalho, desenvolvimento de equipes, planejamento orçamentário, acidente de trabalho, atendimento ao público, integração de servidores, finanças pessoais e inteligência emocional.

Ao analisar a nova grade, ele afirma que contempla vários campos que podem atender os servidores municipais e se diz motivado com as novas parcerias. "A parceria com o Sebrae é uma situação nova. Vem com a intenção de fazer o aperfeiçoamento dos servidores dentro do empreendedorismo. Ser empreendedor não é necessariamente se tornar empresário. Pode o servidor público melhorar, se aperfeiçoar, porque quem tem a ganhar é a Prefeitura e o munícipe”.