Balanço é referente ao período entre janeiro e outubro deste ano. Entre esses meses, o PAT também realizou o encaminhamento de 524 munícipes para entrevistas e processos seletivos
Em ritmo de retomada econômica pós-pandemia, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Guarujá recolocou 186 munícipes no mercado de trabalho, de janeiro a outubro deste ano. Neste período, foram ofertadas 306 vagas em diversas funções e foram realizados 524 encaminhamentos de trabalhadores para entrevistas e processos seletivos.
As vagas são divulgadas periodicamente no Diário Oficial do Município e também nas redes sociais da Prefeitura de Guarujá. Neste ano, 865 pessoas se inscreveram junto ao PAT de Guarujá para concorrer às vagas.
Devido à pandemia, o posto ficou fechado durante cinco meses, no ano passado. Os atendimentos voltaram, de forma gradativa, em meados de agosto de 2020. Para tanto, foi necessário adotar protocolos sanitários contra a covid-19. Com isso, a população passou a ser atendida mediante agendamento prévio no site do Poupatempo.
“Com a retomada econômica, causada pelo fim das restrições, as empresas estão em busca de profissionais. A tendência é que, nos próximos meses, a gente oferte ainda mais vagas considerando, também, da temporada de verão”, frisou o diretor de Cidadania, José Benedito Teotônio.
Entre as vagas divulgadas estão as funções de pedreiro, recepcionista, telefonista, servente de obras, vendedor, fiscal de loja, garçom, gerente comercial, gerente de supermercado, jardineiro, mecânico de automóveis, motorista de caminhão e auxiliar de serviços gerais.
Também foram ofertadas oportunidades para operador de máquina a vácuo, operador de tratores, abastecedor de combustível de aeronaves, ajudante de cozinha, assistente de engenharia, auxiliar contábil, auxiliar de limpeza, azulejista, barman, capinador, carpinteiro, chefe de limpeza, consultor de vendas, cozinheiro e encanador.
“A Prefeitura de Guarujá está investindo forte em capacitação, com inúmeros cursos de aperfeiçoamento, inclusive em parcerias com o Sebrae, e também em infraestrutura urbana e outros incrementos de ordem econômica. Tudo para criar um ambiente favorável a novos negócios e novos investidores. O resultado está aparecendo na forma da retomada na geração de empregos”, destaca o secretário municipal de desenvolvimento econômico e portuário, Gustavo Rondini.
Dados do Caged confirmam aquecimento da economia local
O aquecimento na geração de empregos em Guarujátambém é confirmado peloCadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério do Trabalho. O índice considera as novas vagas geradas e também as demissões mês a mês. O levantamento referente ao mês de setembro aponta saldo de novas carteiras de trabalho assinadas 39% superior ao mesmo período do ano passado.
Segundo os dados, setembro fechou com saldo de 267 novas vagas a mais em relação às demissões, resultado entre 1.167 admissões contra 900 desligamentos. Já em 2020, este mesmo mês registrou 776 carteiras assinadas contra 584 baixas, resultando em um saldo de 192.
O setor de serviços foi o que mais empregou em setembro em Guarujá. De acordo com o Caged, 610 carteiras foram assinadas neste segmento. Em seguida, aparece o setor de comércio, com 422 admissões. Além disso, o levantamento também mostra o setor de construção civil, com 93 pessoas empregadas.
Serviço
O PAT funciona dentro do Poupatempo, que fica na Avenida Castelo Branco, nº 357, no Jardim Cunhambebe. O horário de atendimento é das 9 às 16h30.