Na visita técnica ao CASA Mário Covas, na capital paulista, diretor do Escritório do Québec conversou com os adolescentes em internação e observou resultado da parceria com a Instituição para inclusão digital 

 

O diretor do Escritório do Québec em São Paulo, Jason Naud, representante do Ministério das Relações Internacionais e da Francofonia e cônsul do Canadá, visitou nesta quarta-feira (27) o CASA Governador Mário Covas, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo, para conhecer o trabalho da Fundação CASA na execução da medida socioeducativa de internação e observar o resultado prático da parceria entre o Governo do Québec e a Instituição para a inclusão digital dos adolescentes em privação de liberdade. 

 

“Queremos contribuir para o fortalecimento da capacidade técnica dos jovens que aqui estão, principalmente no mercado digital”, afirmou o diretor do Escritório do Québec. “Esse projeto é muito especial para nós, pois dá corpo à cooperação de longa data entre a Província do Québec e o Governo de São Paulo”, completou. O diretor do Escritório do Québec conheceu a estrutura do centro socioeducativo, o funcionamento da medida e ainda conversou com os jovens em atendimento. 

 

No primeiro semestre deste ano, para colaborar na capacitação profissional dos adolescentes da Fundação CASA na área de tecnologia, a ministra de Relações Internacionais e Francofonia, Nadine Girault, em nome do Governo do Québec, com apoio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Governo do Estado de São Paulo, investiu 10 mil dólares canadenses (aproximadamente R$ 46 mil) na Instituição.  

 

O montante foi revertido em recursos tecnológicos usados nas aulas dos jovens, também com foco no mercado de trabalho digital. Com contrapartida de cerca de R$ 6,5 mil da Fundação, o investimento permitiu a compra de 239 webcams, 239 pentes de memória e 200 discos SSD. 

 

O CASA Governador Mário Covas é um dos 25 centros socioeducativos no Estado beneficiados com a instalação dos equipamentos, destinados a 239 computadores dos laboratórios de informática. 

 

Os outros centros beneficiados são: Itaquera, Rio Tâmisa, Rio Paraná, Paulista e Pirituba, em São Paulo; Arujá; Santo André II, em Santo André; Manacá da Serra, em Franco da Rocha; Peruíbe; Vila de São Vicente, em São Vicente; Nelson Mandela, em Bauru; Madre Teresa de Calcutá I e Rio Novo, em Iaras; Cândido Portinari, em Ribeirão Preto; Sertãozinho; Taquaritinga; Tamoios, em São José dos Campos; Caraguatatuba; Morro Azul e Limeira, em Limeira; Rio Dourado, em Lins; São José do Rio Preto; e Presidente Bernardes. 

 

“A Fundação CASA passa por uma revolução tecnológica e de inclusão digital dos adolescentes em atendimento, de forma que estejam mais preparados para atuar na indústria 4.0, com investimento apoiado pelo Governador João Doria e o vice-Governador Rodrigo Garcia”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.  

 

“Para a inclusão digital dos adolescentes, ainda contamos com aquisição de tablets e smart TVs. Na parceria com o Governo do Québec, vimos a oportunidade de melhorar a estrutura dos computadores usados pelos jovens numa enorme gama de atividades pedagógicas”, explicou o chefe de Gabinete da Fundação CASA, Yuri Horalek e Domingues, que acompanhou a visita.  

 

Para o subsecretário da SRI, Andrey Brito, que compareceu à visita técnica, trata-se de um projeto de grande importância para o Governo do Estado porque oferece mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho dos adolescentes atendidos.  

 

“O Estado de São Paulo e a província do Québec têm um relacionamento de longa data. Hoje celebramos mais uma iniciativa em conjunto com o apoio da Província do Québec à inclusão digital na Fundação CASA”, avaliou o subsecretário da SRI. 

 

Também acompanharam a visita técnica a diretora para Assuntos Econômicos do Escritório do Québec em São Paulo, Thais Aun, e o assessor para Assuntos Econômicos do Escritório, Luis Antonini.