A UME Maria do Rosário, no Parque São Luiz, recebeu esta semana apresentação do projeto “Viajando de bem com a Via”. As apresentações foram no Teatro Móvel, uma sala itinerante especialmente adaptada para receber o público. Todos os protocolos sanitários contra a covid-19 como aferição da temperatura corporal, distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel foram cumpridas. E por isso, o número de participantes foi reduzido pela metade; 50 estudantes participaram da proposta.

A peça é encenada de maneira lúdica, com muita diversão e, principalmente, conscientização para a criançada sobre os cuidados necessários no trânsito. Realizada pela companhia Trip Teatro, conta a história da legendária viagem de Nonô, a aventura de duas amigas que pegam a estrada após encontrar um carro que permaneceu mais de 50 anos na garagem. Após o espetáculo, a garotada  colocou em prática tudo o que aprendeu numa minipista do programa, para vivenciar o dia a dia no trânsito de forma lúdica.

“É uma experiência divertidíssima para essas crianças que vão levar a mensagem para os seus pais, além de crescer sabendo a importância de obedecer às leis de trânsito”, afirma Moisés Basílio, gerente de Sustentabilidade da EcoRodovias. De acordo com ele, as atividades aconteceram de segunda a quarta-feira na unidade escolar cubatense.

“Acredito muito que podemos ensinar por meio da Arte, ainda sobre este assunto, da conscientização no trânsito. Uma atividade assim pode marcar a vida de uma criança”, afirma a atriz Jô Fornari que interpretou a personagem Póc do “Viajando de bem com a Via”. Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto tem realização do Ministério do Turismo e da Magma Cultura e patrocínio da EcoRodovias. Apoio Prefeitura de Cubatão via Secretaria Municipal de Educação.