Saldo positivo em agosto foi de 298 novas carteiras assinadas a mais em relação às demissões. Resultado é ainda melhor que o de julho, quando o saldo também já era positivo, com 184 novas vagas. Números são do

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

 

Guarujá voltou a registrar um aumento significativo no número de novas contratações formais em agosto, em comparação com julho. O saldo positivo foi de 298 novas carteiras assinadas, em relação às demissões registradas no mesmo período. Esse resultado é 62% melhor que a comparação de julho com junho que, por sua vez, já era positiva, de 184 empregos a mais gerados, em relação às demissões.

 

Isso quer dizer que em agosto a Cidade consolidou um pouco mais a recuperação após o auge da crise econômica causada pela pandemia, alcançando, em números totais, 1.164 novas admissões, contra 866 demissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

 

O levantamento mostra que o comércio é o setor que mais empregou em Guarujá no mês de agosto, 123 pessoas no total, seguido pelo setor de serviços, com 113 novas admissões. Na área da construção civil foram gerados 51 empregos com carteira assinada e na indústria foram outros 11. Em julho, o melhor desempenho havia sido o do setor de serviços.

 

De acordo com titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), Gustavo Rondini, esse é o reflexo da retomada pós-pandemia, planejada anteriormente pelo Município, visando o aquecimento da economia local. “É o resultado de um trabalho consistente realizado pela Prefeitura de Guarujá, que vem diminuindo o passivo da empregabilidade com uma série de iniciativas”, destacou.

 

Entre as ações concretizadas pela Sedep para incentivar a geração de empregos estão o atendimento do Sebrae e do Banco do Povo, que foram mantidos presencialmente durante a pandemia. A Sedep também criou uma alternativa remota, através do Whatsapp, para fornecer orientações sobre formalização como microempreendedor individual (MEI), obtenção de alvará, cursos, entre outros.