5 de outubro (Reuters) - A AstraZeneca (AZN.L) solicitou autorização de uso emergencial dos reguladores dos EUA para seu novo tratamento para prevenir COVID-19 para pessoas que respondem mal às vacinas por causa de um sistema imunológico enfraquecido.

Em um comunicado na terça-feira, a farmacêutica anglo-sueca disse que incluiu dados em seu processo junto à Food and Drug Administration de um teste em estágio final que mostrou que a droga reduziu o risco de pessoas desenvolverem quaisquer sintomas do COVID-19 em 77%.

A terapia com anticorpos chamada AZD7442 pode proteger as pessoas que não têm uma resposta imunológica forte o suficiente às vacinas COVID-19 ou complementar um esquema de vacinação para aqueles, como militares, que precisam aumentar ainda mais sua proteção, disse a AstraZeneca.

Enquanto as vacinas dependem de um sistema imunológico intacto para desenvolver anticorpos direcionados e células que combatem a infecção, o AZD7442 contém anticorpos feitos em laboratório projetados para permanecer no corpo por meses para conter o vírus em caso de infecção.

Uma autorização dos EUA para o AZD7442 - com base em dois anticorpos descobertos pelo Vanderbilt University Medical Center nos Estados Unidos - poderia ser uma grande vitória para a AstraZeneca, cuja vacina COVID-19 amplamente usada ainda não foi aprovada pelas autoridades dos EUA.

O logotipo da AstraZeneca é visto fora de sua sede na América do Norte em Wilmington, Delaware, EUA, em 22 de março de 2021. REUTERS / Rachel Wisniewski
O logotipo da AstraZeneca é visto fora de sua sede na América do Norte em Wilmington, Delaware, EUA, em 22 de março de 2021. REUTERS / Rachel Wisniewski

As negociações sobre acordos de fornecimento para AZD7442 estão em andamento com os Estados Unidos e outros governos, disse a AstraZeneca.

As terapias COVID-19 baseadas na mesma classe de anticorpos monoclonais estão sendo desenvolvidas pelos rivais Regeneron (REGN.O) , Eli Lilly (LLY.N) e GlaxoSmithKline (GSK.L) com o parceiro Vir (VIR.O) , competindo por um papel no tratamento e prevenção de COVID-19. Mas o depósito da Astra consolidou sua liderança na prevenção.

Isso contrasta com os atrasos na busca da Astra pela aprovação de sua vacina COVID-19 Vaxzevria nos Estados Unidos, onde a grande maioria das pessoas que desejam se imunizar receberam injeções da aliança Pfizer-BioNTech (PFE.N) (22UAy.DE) , Moderna (MRNA.O) ou Johnson & Johnson.

A Astra disse em julho que esperava obter a aprovação dos EUA para a vacina no segundo semestre deste ano. consulte Mais informação

Os resultados do teste sobre a terapia com AZD7442, publicados pela primeira vez em agosto, foram obtidos três meses após a injeção, mas a empresa espera poder anunciar a injeção como um escudo de um ano, já que os investigadores do estudo acompanharão os participantes por até 15 meses. consulte Mais informação

Reportagem de Sachin Ravikumar em Bengaluru e Ludwig Burger em Frankfurt; Edição de Sriraj Kalluvila e Barbara Lewis