Medida foi comunicada por meio de ofício encaminhado ao Município pelo Governo Federal; intervenções serão executadas pela Autoridade Portuária


Guarujá deu importante passo para o aprimoramento da relação Porto-Cidade. Após anos reivindicando uma área da União para continuidade das obras da Avenida Perimetral, via de acesso aos terminais portuários, o Município acaba de conseguir anuência do Governo Federal. A decisão foi comunicada em ofício encaminhado pelo Ministério da Economia, na última semana. As obras serão executadas pela Autoridade Portuária de Santos (SPA) – antiga Codesp.


A segunda fase da Avenida Perimetral Portuária de Guarujá é a solução aguardada para segregar de vez o trânsito portuário do trânsito urbano no Distrito de Vicente de Carvalho, separando caminhões e outros veículos pesados dos automóveis.


“Quem vive na cidade sabe o quanto esse transtorno impacta na qualidade de vida, principalmente em período de safra, em que há um fluxo maior de caminhões. Por isso, o prefeito Válter Suman vem lutando por essa área desde que assumiu, em 2017. Demos um importante passo”, celebra a secretária de Planejamento, Polliana Iamonti.


Além da implantação da avenida, o projeto da obra contempla a construção de viadutos sobre a Rodovia Cônego Domenico Rangoni e a Avenida Santos Dumont, novas calçadas, passarelas para pedestres e ciclovia. Para tanto, a União investirá aproximadamente R$ 400 milhões. As intervenções, bem como os trâmites licitatórios, ficarão a cargo da SPA.


1ª fase

A primeira fase da Avenida Perimetral, entregue em maio de 2013, contemplou a construção de viaduto para facilitar o acesso dos caminhões aos terminais localizados na margem esquerda do Complexo Portuário da Baixada Santista, em Vicente de Carvalho.

 

Com essa intervenção, diminuíram sensivelmente os congestionamentos no local, causados pelo conflito viário com a linha férrea. O elevado fez com que as carretas passassem a acessar o Distrito pela Rua Idalino Pinez (Adubo), entrando na área portuária passando sobre a linha ferroviária.