Para saborear o melhor petisco do Rio é preciso ir na Baixada Fluminense. Isso porque, pela segunda vez, a faixa de campeão do concurso Comida di Buteco, que elege as mais saborosas iguarias servidas nos bares da capital e cidades vizinhas, foi para o Buteco do Portuga, de Nova Iguaçu, que, com o seu "Roupa Velha" agora vai se preparar para disputar a etapa nacional em busca do título de melhor buteco do Brasil. O estabelecimento, que na edição anterior ficou em segundo lugar, desbancou os outros 71 concorrentes, incluindo bares da Zona Sul carioca. Duque de Caxias conseguiu emplacar o Pasta da Nona na quinta colocação.

O petisco campeão é um trio de bolinhos de aipim recheado com roupa velha de bacalhau. Com direito a cenografia caprichada, é servido num prato representando uma lavanderia, com roupas no varal. Os molhos de pimenta especial e molho pesto de azeitona vem em baldes ao lado do tanque onde ficam os bolinhos. A inspiração veio de casa, segundo Paulo Sérgio Faria, o Paulinho, dono do buteco bicampeão.

— A felicidade é imensa de representar a Baixada Fluminense. Meu petisco foi em homenagem a minha mãe, que criou seus filhos lavando roupa e por isso foi servido num tanque. Ali estava minha história de vida todinha representada num petisco — comemorou o bicampeão, que venceu o concurso pela primeira vez em 2018.

Devido a pandemia, pela primeira vez na história do concurso, nenhum dos 72 participantes da atual edição foi desclassificado. As restrições impostas para o combate ao coronavírus adiaram a edição desse ano por quatro vezes.

Pelo mesmo motivo, a 21ª edição do Comida di Buteco incoporou o foco no delivery. Outra novidade foi a campanha “Salve os Butecos”, para ajudar os estabelecimentos em dificuldade financeira. O valor arrecado pela vaquinha on-line, ainda não divulgado, será dividido igualmente entre os participantes.

A escolha dos vencedores do Comida di Buteco se dá por votação do público e de um corpo de jurados. Cada qual, com peso de 50% da nota. A avaliação leva em conta quatro quesitos: petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene, sendo o petisco responsável por 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma.

O concurso é realizado simultaneamente em 21 cidades, sendo que desde 2016 os vencedores locais participam da etapa nacional, que elege o melhor entre os melhores. Desta vez, também por conta da pandemia, os ganhadores foram revelados numa cerimônia fechada, sem convidados, no Museu do Amanhã, obedecendo todos os protocolos de segurança sanitária.