Ação teve início na última sexta-feira (3) e seguiu até terça-feira (7), com intensificação da fiscalização e patrulhamento nas entradas da Cidade, praias, pontos turísticos e áreas estratégicas

Guarujá recebeu mais de 113 mil veículos no primeiro feriado prolongado, após o fim das restrições do Plano São Paulo. Para garantir a segurança e ordenamento da Cidade, a Prefeitura implantou a Operação Independência, de sexta-feira (3) a terça-feira (7).  No período, foram realizadas 250 abordagens (pesquisa criminal), quatro pistões foram paralisados, além de 305 embarcações vistoriadas entre outras atuações.

 A operação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon) em conjunto com as Polícias Militar, Civil e Rodoviária. O efetivo atuou na orla das praias e nos pontos turísticos, além do patrulhamento preventivo em áreas estratégicas.

Houve fiscalização nos principais entradas da Cidade, tais como Avenida Santos Dumont, com acesso à Rodovia Cônego Domenico Rangoni; Avenida Adhemar de Barros, com vistas à fila da balsa, e na entrada do bairro Morrinhos.

 As equipes da Diretoria de Trânsito e Transporte Público (Ditran) monitoraram o volume de veículos facilitando a entrada e também a saída dos turistas do Município. Foram feitas 48 abordagens a vans e ônibus de turismo e 16 veículos tiveram que retornar, pois não possuíam autorização. Além disso, foram aplicadas 22 autuações relacionadas a estacionamento irregular.

Na fila da Balsa, os agentes fiscalizaram o acesso sentido Ferry-Boat/Santos. Foram implantados bolsões de embarque, na altura da Rua Rouxinol (Jardim Primavera), a fim de diminuir o fluxo.

A Diretoria de Força-Tarefa intensificou o patrulhamento preventivo nos atendimentos de perturbação de sossego, pistões, combate a invasões e Operação Pé na Areia. Foram feitos 212 relatórios de atendimento, 45 autos ficais, três apreensões de som e sete apreensões de bicicletas. Na fiscalização do lazer náutico, 305 embarcações foram vistoriadas e 15 tiveram que retornar por falta de documentação.

Toda a Operação Independência envolveu as equipes das diretorias da Guarda Civil Municipal (GCM), Força-Tarefa, Monitoramento e Análise de Informação e Ditran. A iniciativa contou também com o reforço da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e com o serviço do Canil da GCM.

“O empenho das forças de segurança do Município foi fundamental para garantir um feriado, sem grandes ocorrências”, declarou o secretário de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio Alves.