As vagas são para atividades presenciais gratuitas de violão, violino e dança

Já estão abertas as inscrições para novos alunos dentro do projeto Cubatão Sinfonia na Escola. As aulas gratuitas de violão, violino e dança acontecerão na unidade estadual Afonso Schmidt. Podem participar crianças, adolescentes e jovens da comunidade com idade entre 7 e 18 anos.

As inscrições podem ser feitas até o fim do mês, 31 de agosto, por meio deste FORMULÁRIO também disponível neste link: https://forms.gle/4Zq1C5Y6FLJbJzHi7. É preciso preencher o documento com os dados pessoais e escolher o curso que deseja ingressar. O interessado receberá uma confirmação do cadastro por e-mail e, posteriormente, a equipe do Cubatão Sinfonia entrará em contato informando sobre a matrícula.

As aulas devem começar em setembro e acontecerão às segundas e quartas-feiras no período da tarde nas dependências da escola (Rua Bernardo Pinto, 94, Centro). O projeto também atenderá aos alunos da unidade estadual, especialmente os estudantes do ensino integral. Vale lembrar que todos os protocolos sanitários serão adotados durante as aulas como distanciamento social, uso obrigatório de máscara e de álcool em gel. Na próxima segunda-feira (30) às 14h haverá apresentação da Orquestra Cubatão Sinfonia, em formato de concerto didático, no pátio da escola para divulgação das atividades.

Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Programa Cubatão Sinfonia oferece aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social como a Cota 200 e bairros próximos (Pinheiro do Miranda, Água Fria e Fabril). Este ano, novamente, esse sonho artístico-cultural é patrocinado pela CMOC Brasil, Petrocoque e Bequisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. O programa conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura e Comunicação.

Programa Cubatão Sinfonia – São 14 anos de atividades ininterruptas: desde 2007, o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista.

Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.