Além disso, em outra iniciativa com a Universidade, a Secretaria de Educação (Seduc) também quer propiciar oportunidades de mestrado e doutorado aos professores
Aproximar o aluno da rede municipal de ensino do ambiente universitário e também disponibilizar ao professor, novas oportunidades de qualificação profissional. Para tratar de projetos neste sentido, o secretário de Educação de Guarujá (Seduc), Marcelo Nicolau recebeu o coordenador da Assessoria de Relações Institucionais da UniSantos, Professor Doutor Cesar Bargo Perez. O encontro aconteceu na última segunda-feira (23).
Por meio de parceria, Prefeitura e UniSantos discutiram diversas ações futuras, entre elas, o de ampliar o número de alunos da rede municipal envolvidos com pesquisa na universidade. A iniciativa aconteceria como parte do programa de educação científica já desenvolvido pela instituição desde 2012.
Inicialmente, a expectativa da Seduc é poder envolver estudantes da Escola Municipal 1º de Maio (Jardim Boa Esperança), levando-os à instituição para desenvolver, projetos de pesquisa científica orientados por pesquisadores da universidade.
“Importante que os alunos da rede pública tenham essa aproximação e vivência ímpar com uma universidade estando ainda no ensino médio ou técnico. Nosso intuito também é quem sabe no futuro desenvolver neste sentido um centro de experimentação”, explica o professor Bargo .
O programa de educação científica prevê ainda mostras itinerantes permitindo ainda que os alunos da rede municipal possam assistir às aulas e até usem laboratórios da universidade, para a realização de atividades curriculares, previamente previstas pelos professores da escola. Atualmente, a ação da UniSantos já abrange 37 escolas de toda a Baixada Santista.
Mestrado e doutorado aos professores - Durante a reunião, a Secretaria de Educação também destacou ao representante da UniSantos, a necessidade de oportunizar o acesso dos professores da rede municipal de ensino à formação de mestrado e doutorado. Segundo o secretário, essa oportunidade se daria com subsídios da Prefeitura, por meio de bolsas de estudo. “Estamos dialogando com a UniSantos para alinharmos como essa qualificação poderá ser concretizada.