Atleta paulistana Vanessa Cristina, que já treinou em Cubatão, também competirá

O cubatense Gabriel Melone de Oliveira, 22 anos, e a paulistana Vanessa Cristina de Souza, 31 anos, que já treinou em Cubatão, participarão dos Jogos Paralímpicos deste ano no Japão, que tem início em 24 de agosto e termina em 5 de setembro.

Gabriel, da Vila Esperança, estreia em dia 30 de agosto, na natação, e também compete nos dias 1 e 3 de setembro. Atleta do Praia Clube (MG), em 2019 participou dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, e obteve bons resultados, mas foi apenas neste ano que conseguiu a classificação para os 50 metros borboleta, que é sua especialidade, após muito treino mesmo na pandemia.

Já Vanessa começa a competir no atletismo em 27 de setembro. Atualmente no time Fast Wheels (SP), é atual campeã da São Silvestre para cadeirantes e detentora do recorde brasileiro da maratona de Sevilha (ESP), sua modalidade é a classe T54, destinada a pessoas que competem em cadeira de rodas. Também participou das Paralimpíadas do Rio, em 2016. É hoje uma das maiores atletas em sua categoria. Já venceu competições nos Estados Unidos, Espanha, Portugal e recebeu prêmio de Melhor Atleta das Américas, do Comitê Paralímpico das Américas.

As Paralimpíadas são o maior evento esportivo para pessoas com algum tipo de deficiência sendo física ou mental. A primeira edição foi realizada em Roma, na Itália, no ano de 1960, mas teve sua origem em Stoke Mandeville, onde os ingleses faziam competições para reabilitar os feridos da Segunda Guerra Mundial