São 201.107 pessoas imunizadas ao menos com a primeira dose da vacina, o equivalente a 70% dos indivíduos acima de 18 anos. Considerando primeiras e segundas doses, já são 268.289 vacinados

 

 

Guarujá ultrapassou a marca de 200 mil vacinados contra a Covid-19, na última sexta-feira (6). O total registrado é de exatas 201.107 pessoas imunizadas com a primeira dose. Esse volume representa 70% do público vacinável do Município, que é de 286.821 pessoas, com idade a partir dos 18 anos.

 

Com relação à segunda dose, a Cidade já aplicou 67.182 pessoas, dentro do público-alvo. Ao todo, entre primeira e segunda dose, o Município já contabiliza 268.289 doses aplicadas.

 

Com a inclusão de públicos mais jovens na campanha de vacinação, como por exemplo, pessoas com 19 e 18 anos, nesta terça (10) e quarta-feira (11), o número de vacinados na Cidade tende a aumentar ainda mais rápido.

 

Para se ter uma ideia, de fevereiro – quando começou a vacinar idosos a partir de 90 anos – até julho, o Município imunizou 191.227 pessoas, com a primeira dose. Mas para aplicar ao menos a primeira dose neste total de indivíduos, a Secretaria levou menos de cinco meses.

 

Ginásio Guaibê – O Guaibê é exclusivo para o atendimento das primeiras doses. Também por conta da entrada dos mais jovens no público-alvo, o posto recebeu um horário alternativo para vacinação.

 

Segundas doses - As segundas doses são aplicadas apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Morrinhos e Pae Cará e Unidades de Saúde da Família (Usafas) Perequê, Las Palmas e Boa Esperança. Elas funcionam das 9 às 15 horas.

 

Cadastro prévio - O cadastro prévio no site oficial do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/) é fundamental para agilizar o atendimento na hora da imunização.

 

A inscrição pode ser feita pelo próprio candidato à imunização ou por algum familiar. Completar o passo a passo diminui consideravelmente o tempo de atendimento no posto de vacinação desde a chegada até o momento de sair de lá com a vacina no braço e o comprovante nas mãos.

 

Busca ativa aos faltosos – Em julho, Guarujá deu início à busca ativa dos faltantes da segunda dose da vacina contra a covid-19. O objetivo é localizar os munícipes que já deveriam ter retornado aos postos de saúde para completar o ciclo vacinal.

 

São 6.500 pessoas nessa situação. Para facilitar a logística, cada Unidade de Saúde da Família (Usafa) ou Unidade Básica de Saúde (UBS) fica responsável por contatar os faltantes da sua região.

 

Na iniciativa, os agentes comunitários de saúde realizam uma visita casa a casa, verificam o porquê do atraso, orientam sobre a importância das duas doses para a imunização plena e instruem o munícipe a ir ao posto de vacinação mais próximo.