A Prefeitura de São Vicente deu mais um passo importante rumo ao futuro e realizou o cadastramento de 38 agentes na plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Sistema Infoseg.
Dentro da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a plataforma permite fazer consultas cadastrais, acessar o banco de dados da justiça para pesquisar boletins de ocorrência, mandados de prisão, consultar veículos, e demais informações relacionadas a crimes.

Para o subcomandante da GCM, Rubens Góes, esse é um marco sobre a forma de realizar abordagens. O rastreamento permite ver se a pessoa está sendo procurada.
“Nunca tivemos esse sistema na Cidade, e dependíamos de um aplicativo particular. Agora já temos 38 guardas cadastrados, aptos a fazer esse acesso e realizar pesquisas mais apuradas. Além disso, é possível também realizar cursos de segurança pública à distância, para a capacitação de nossos agentes”, explica o subcomandante.

Infoseg - A ferramenta é um sistema de pesquisa inovador que funciona na plataforma Web e em dispositivos móveis, cuja metodologia permite a realização de pesquisa a partir de vários argumentos, simultaneamente. A base de conhecimento é nacional, única e integrada, dividida em tipos específicos e composta por:

1. Pessoas – Interpol, índice Nacional, Receita Federal CPF e CNPJ, condutores BNMP(CNJ), SUS, MTE e SISME (MERCOSUL);
2. Veículos – SINIVEM, SISME (MERCOSUL), OCR, placa, ANTT, Embarcações, Aeronaves;
3. Armas – SINARM (Polícia federal), SIGMA (Exército), SINAD, SISME (MERCOSUL), Desarma.

Sua abrangência funcional e tecnológica oferece soluções para abordagens preventivas e análises criminais, minimizando riscos e maximizando a efetividade do trabalho.