Válter Suman, médico, prefeito de Guarujá
É inegável que a pandemia de covid-19 impôs incontáveis desafios a todos os
setores mundo afora. Tudo mudou, em grande escala, de forma brusca e talvez
para sempre. Aos gestores públicos, a apreensão, logo nos primeiros meses de
2020, foi uma só: descobrir o verdadeiro tamanho do buraco e os efeitos
nocivos que esse coquetel de incertezas traria. Afinal, saúde não tem preço,
mas tem custo. E ninguém sabia ao certo de quanto precisaria dispor para esse
enfrentamento.
Em Guarujá, todos os esforços foram direcionados em dispor do necessário
para cuidar das pessoas e afetar o mínimo possível as demais áreas da
Administração Municipal. Por isso, onde foi possível seguir com segurança
para manter serviços básicos e não paralisar obras estruturantes, mesmo nos
períodos mais críticos, assim foi.
Com muita parcimônia, criatividade e, principalmente, austeridade, a
engrenagem foi mantida em funcionamento. Para chegar até aqui, medidas
como o congelamento de salários de funcionários comissionados, já pelo
segundo ano consecutivo, além de cortes nas horas extras de servidores,
foram tomadas.
Agora, após minucioso estudo, o Conselho Gestor de Finanças da Prefeitura
definiu cortes que variam de 15% a 20% nos contratos mantidos pelo
Município, considerando, sobretudo, aqueles que mais oneram o erário público.
Prestadores de serviço e secretários municipais já foram comunicados para se
ajustarem à medida sem comprometer a fluidez das ações da gestão.
Levando com conta os abalos sem precedentes que a pandemia causou em
setores vitais da economia de Guarujá, como a cadeia de turismo e lazer,
medidas complementares se fizeram absolutamente necessárias. Uma das
saídas para a Prefeitura foi investir pesado em tecnologia.
De maneira geral, as contingências impostas pela covid-19 aceleraram um
processo de transformação digital que já estava em curso, inclusive no
ambiente público. É um caminho sem volta e que vai trazer muito mais
agilidade e eficácia na gestão de dados.
Como projeto piloto e com pioneirismo na Baixada Santista, em 2021 Guarujá
implantou o IPTU Digital em três zonas territoriais, acabando com a impressão
de 37 mil carnês e disponibilizando formas de pagamento on-line ou em postos
móveis espalhados em diversos pontos da Cidade. Além de gerar economia
aos cofres públicos, a iniciativa colaborou diretamente para o crescimento real
de 6,6% dessa receita já no primeiro mês de 2021, em comparação com igual
período do ano anterior. A meta, agora, é a digitalização de todos os 119 mil
lançamentos do IPTU já em 2022.
Outra ação nesse sentido foi adotada recentemente, por meio do sistema de
Processo Administrativo Eletrônico, com a digitalização de todos os processos
municipais, reduzindo custos com papéis, impressões e armazenamento físico.
Fiscais municipais agora também usam tablets, em substituição aos antigos
talonários de papel.
Ainda nessa trilha, pela primeira vez o processo de adesão ao programa de
recuperação fiscal (Refis) da Cidade se dará de maneira 100% digital, sem a
necessidade de preenchimento de formulários físicos ou idas a repartições
públicas.
Gestão pública moderna e eficiente é mais que apertar o cinto e adequar a
máquina administrativa às limitações orçamentárias. É inovar para, mesmo em
cenários adversos, manter uma arrecadação progressiva e garantir políticas
sociais e direitos básicos do cidadão.