Antes do encontro definitivo, serão feitas três pré-assembleias, divididas por macrorregiões da Cidade;
inscrições e formulários para envio de sugestões já estão à disposição
Guarujá promove a XIII Conferência Municipal de Saúde em julho, com o tema ‘Os enfrentamentos do SUS diante da nova realidade em decorrência da pandemia’. Esta é a oportunidade que acontece a cada quatro anos de reunir usuários, trabalhadores e gestores de saúde em torno de propostas que possam aprimorar o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) no Município.
As inscrições e formulário para envio de propostas para a primeira das três pré-conferências, que acontece no dia 10 de junho, às 18 horas e abrange os seguintes bairros: Astúrias, Cachoeira, Centro, Guaiúba, Jardim Brasil, Jardim dos Pássaros, Helena Maria, Las Palmas, Marinas, Morrinhos, Pitangueiras, Santa Cruz dos Navegantes, Santa Maria, Santa Rosa, Tombo, Vila Edna, Vila Lygia e Vila Zilda.
As inscrições e envio de propostas já podem ser feitos pelo link (http://bit.ly/
Quem não possui acesso a um computador ou celular, pode preencher um formulário com a intenção de participação e sugestões em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (Usafa).
Em todas as pré-conferências, também será disponibilizado um espaço para as pessoas que querem acompanhar a discussão, mas não possuem acesso a um computador ou celular com internet. Para o encontro do dia 10 de junho, o pólo será a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro (Praça da Matriz, 1 – Centro).
As dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail: (preconferenciagja2021
O que são as Conferências de Saúde e seus objetivos
Elas são, ao lado dos Conselhos de Saúde, um dos principais espaços democráticos para apresentação de propostas de melhorias e construção de políticas de saúde nos municípios, bem como de fiscalização ao atendimento prestado via SUS.
Os principais objetivos dos encontros, que em razão da pandemia da covid-19 serão realizados apenas de forma virtual, é de impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes próprias do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de garantir a saúde como direito humano e fundamental; mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca da saúde; fortalecer a participação pública nas políticas de saúde em todas as esferas federativas; avaliar a situação da saúde, elaborar propostas de melhorias a partir das necessidades e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e dos planos municipais, estaduais e nacionais de saúde.