Encontro on-line será aberto ao público e tem início
previsto para às 18 horas no Facebook e YouTube
Guarujá dá mais um passo para formalizar a criação de uma nova Área de Proteção Ambiental (APA), a da Serra de Santo Amaro. A audiência pública on-line será conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e acontece na próxima terça-feira (25), às 18 horas. A transmissão será feita nas páginas da pasta e da Prefeitura no Facebook, bem como no YouTube.
O objetivo do Município é garantir o envolvimento dos membros da sociedade civil no processo, uma vez que somente com a efetiva participação de todos será possível sanar dúvidas a respeito do tema e, até mesmo, aprimorar o plano de criação da APA por meio de sugestões.
O encontro virtual contará com a presença da gerente de projetos e relações institucionais do Grupo Tribuna, Arminda Augusto e do diretor presidente do Instituto de Segurança Socioambiental (ISSA), João Leonardo Mele.
A Semam receberá perguntas e opiniões até as 19 horas do dia 25 pelo número de whatsapp (13) 3308-7888 ou durante a transmissão nos canais virtuais. Ao fazer uma manifestação, os munícipes devem se identificar com nome completo, CPF e endereço.
É recomendável, mas não obrigatório, que os interessados façam uma consulta prévia dos estudos técnicos realizados para o desenvolvimento da nova APA. Assim, é possível inteirar-se sobre o assunto e elaborar perguntas mais aprofundadas. Para isso, bastar acessar www.guaruja.sp.gov.br/apa-
“A instituição da APA da Serra de Santo Amaro só nos aproxima da realização do Corredor Ecológico da Cidade, que ligará a região à APA da Serra do Guararu (já instituída). Teremos metade do território da Cidade preservado, gerando inúmeras oportunidades, como o desenvolvimento significativo do turismo ecológico”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha.
Serras do Guararu e de Santo Amaro
A primeira Área de Proteção Ambiental (APA) a ser instituída em Guarujá foi a da Serra do Guararu. Ela compreende toda a região do Perequê, próximo à divisa com Bertioga, em área conhecida como Rabo do Dragão. Em 2018, foi reconhecida como exemplo em eficiência de governança, sendo classificada como a terceira melhor do Brasil.
A Serra de Santo Amaro é a mais extensa da Cidade. Ela cobre bairros como Astúrias, Pitangueiras e Enseada, chegando próximo ao Perequê, e partindo por todos os bairros de Vicente de Carvalho até chegar à região da Base Aérea. Juntas, as duas APAs formarão o Corredor Ecológico de Guarujá.