Por G1 Santos



Jiboia de três metros passou por cirurgia em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal/Eduardo Ribeiro Filetti

Jiboia de três metros passou por cirurgia em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal/Eduardo Ribeiro Filetti

Uma jiboia de 3 metros de comprimento precisou passar por um procedimento cirúrgico para retirada de um tumor de 11 centímetros de comprimento da face, em Santos, no litoral paulista. O animal ficou cerca de 40 minutos na mesa de cirurgia. O veterinário Eduardo Filetti disse ao G1 nesta quinta-feira (22) que, apesar de rara, a operação foi bem sucedida, e todo o tumor foi retirado.

"É muito raro uma cobra ter tumor de face e chegar a um veterinário. Essa tem um dono, acompanhamos o caso, e quando apresentou um crescimento, resolvemos operar. Fizemos a cirurgia e estamos satisfeitos com o resultado", explica Filetti.

O especialista explica que há um setor de animais silvestres e selvagens na clínica da qual é responsável. Ele fez a cirurgia junto com o veterinário Celso Ribeiro Filetti, na terça-feira (20). Além dos dois, foi necessário o auxílio de dois assistentes, que seguravam o animal durante o procedimento. Em 40 minutos, todo o tumor foi retirado.

Cobra passou por cirurgia para retirada de tumor da face — Foto: Arquivo Pessoal/Eduardo Ribeiro Filetti

Cobra passou por cirurgia para retirada de tumor da face — Foto: Arquivo Pessoal/Eduardo Ribeiro Filetti

O veterinário reitera que o tumor, localizado no lado esquerdo da face do animal, tinha 11 centímetros de comprimento e seis de largura. Após a cirurgia, a massa retirada foi encaminhada a um laboratório, onde é feita uma espécie de biópsia para avaliar se o tumor era benigno ou maligno. O réptil teve uma rápida recuperação e recebeu alta no dia seguinte.

De acordo com o veterinário, o animal tem 3 anos e cerca de 14 kg. A compra da jiboia (Boa constrictor) no país requer autorização, e Filetti explica que o responsável pelo réptil tem toda a documentação necessária. Por ser cuidada em um ambiente apropriado e ter passado por acompanhamento, foi possível retirar o tumor.

Apesar de atuar na clínica veterinária há mais de 30 anos, o especialista conta que esta foi a primeira vez que fez esse tipo de procedimento em uma cobra. "Não é uma cirurgia comum, talvez a maioria dos veterinários nunca tenha mexido com cobra, então, poucos devem ter tido uma cobra com tumor. Seria considerado raro, por ter poucos casos assim", conclui.

Tumor foi completamente retirado durante cirurgia  — Foto: Arquivo Pessoal/Eduardo Ribeiro Filetti

Tumor foi completamente retirado durante cirurgia — Foto: Arquivo Pessoal/Eduardo Ribeiro Filetti