A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Leste completou um ano de funcionamento. O serviço, que é referência de atendimento em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia, conta ainda com uma área exclusiva para atendimento de pacientes com sintomas gripais. A unidade realizou, até março deste ano, 53.394 atendimentos, entre internações, consultas, exames e procedimentos.
Inaugurada pela Prefeitura de Santos em abril de 2020, no início da pandemia do novo coronavírus, a UPA, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, passou por uma importante alteração de perfil assistencial, atuando como Hospital de Campanha. Entre os meses de abril e agosto do ano passado, a unidade atendeu somente casos da covid-19, realizando 153 internações.
Com a redução no número de casos da covid-19, a UPA Zona Leste retomou, em setembro, seu perfil original, voltado para o atendimento porta aberta de urgência e emergência, para casos de baixa e média complexidades.
A partir de março de 2021, com o aumento dos casos graves de covid-19, a UPA Zona Leste voltou a abrigar leitos de campanha no pavimento superior. Atualmente, são 25 leitos, sendo 20 de UTI.
A UPA Zona Leste é um importante serviço de saúde para a região, fortalecendo a rede pública e garantindo à população o acesso a uma assistência de qualidade.
“Esta é uma unidade de saúde bastante estratégica para o Município e que nos permite, em momentos de agravamento da pandemia, oferecer atendimento hospitalar. A Prefeitura de Santos realizou investimentos em suas unidades de saúde para que os leitos de campanha possam ser ativados no momento que for necessário. E a UPA Zona Leste cumpre o papel de assistência na porta de entrada, com o pronto atendimento, simultaneamente com o de hospital de campanha, dispondo de equipe exclusiva e capacitada para este atendimento aos casos mais graves de Covid-19”, afirma o secretário de saúde, Adriano Catapreta.
ADAPTAÇÃO
Gilmar Oliveira, diretor hospitalar da unidade, explica como foi a transição logo no início da pandemia.
“Tivemos que nos adaptar de forma rápida e eficiente. Em momentos como este, a expertise de uma entidade como a Pró-Saúde, com mais de 50 anos de atuação no segmento de gestão hospitalar, é decisiva. Com a implantação de protocolos de segurança e assistenciais, a formação das comissões e os treinamentos ministrados para todas as equipes, garantimos uma assistência segura e de qualidade aos nossos pacientes. Para o futuro, esperamos que, com a estabilização da pandemia, vamos conseguir alavancar outros projetos e fortalecer, ainda mais, a excelência no atendimento”, ressalta o diretor.
Profissionais protegidos
Neste primeiro ano, outro ponto de destaque foi a atuação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade, que coordenou a logística para imunização de todos os colaboradores, assim que as doses da vacina contra a covid-19 foram disponibilizadas pelo Município.
“A vacinação foi essencial para dar mais segurança e confiança aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente, desenvolvendo um trabalho essencial na luta contra a doença”, enfatiza Gilmar.