Durante operação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental e equipes do Bem Estar Animal, homem é preso em flagrante por maus tratos a animal doméstico no município de Guarujá. 


Valor da Autuação: R$ 3.000,00  


EM OPERAÇÃO CONJUNTA COM A EQUIPE DO BEM ESTAR ANIMAL DA CIDADE DO GUARUJA, A POLICIA MILITAR AMBIENTAL FOI INFORMADA SOBRE A DENUNCIA QUE REMETIA A SITUAÇÃO DE MAUS TRATOS A UM ANIMAL DOMÉSTINO NO BAIRRO PAE CARÁ. 


NO LOCAL DA DENÚNCIA AS EQUIPES  ENTRARAM EM CONTATO COM O MORADOR E AO SER, QUESTIONADO SOBRE A DENUNCIA, INFORMOU QUE REALMENTE TINHA UM CACHORRO E QUE ELE ESTAVA NO INTERIOR DO TERRENO, SENDO FRANQUEADA A ENTRADA DAS EQUIPE, QUE PUDERAM VISUALIZAR O ANIMAL NO QUINTAL, AMARRADO COM UM PEDAÇO FIO ELETRICO A UMA DAS VIGAS DE SUSTENTAÇÃO DO TETO, SEM POSSIBILIDADE DE LOCOMOÇÃO. 


O LOCAL ESTAVA SUJO, O ANIMAL NÃO TINHA A SUA DISPOSIÇÃO ALIMENTO, TAMPOUCO ÁGUA, APRESENTAVA A PERNA TRASEIRA DIREITA INCHADA E COM UM TORNIQUETE, GRANDE QUANTIDADE DE PARASITAS (CARRAPATOS E PULGAS), APARÊNCIA  ESQUELETICA, FALTA DE FORÇA PARA SE SUSTENTAR. 


PERGUNTANDO SOBRE AS CONDIÇÕES QUE O ANIMAL ESTAVA, O RESPONSÁVEL DISSE QUE ESTAVA CUIDANDO DO CACHORRO HÁ ALGUNS MESES, E SOBRE A PERNA DO ANIMAL DISSE QUE PESSOAS HAVIAM BATIDO NELE, PERGUNTADO QUANDO HAVIAM BATIDO NO ANIMAL, DISSE QUE HÁ ALGUM TEMPO. PERGUNTADO POR QUE NÃO LEVOU O ANIMAL PARA SER TRATADO, NÃO RESPONDEU. 


EM CONTATO COM A VETERINARIA DRª CLARISSE, QUE INFORMOU SE TRATAR DE CASO DE MAUS TRATOS E ELABOROU UM RELATORIO MEDICO ATESTANDO A SITUAÇÃO DO ANIMAL. 


DIANTE DOS FATOS FOI DADA VOZ DE PRISÃO EM FLAGRANTE DELITO AO ACUSADO, CONFORME PRECONIZADO O ART 32 DA LEI Nº 9605/98, ALTERADA PELA LEI Nº 14.064/20 NO SEU ART 2º, QUE ACRESCE AO ART 32 O PARAGRAFO 1-A, PREVENDO A RECLUSÃO DE 2 A 5 ANOS. 


O ACUSADO FOI CONDUZIDO AO 2º DP, NÃO HOUVE NECESSIDADE DE SER ALGEMADO. 


PELO DP O BEL DE PLANTÃO DR MAURICIO BARBOSA JUNIOR, OUVIU TODOS OS FATOS E RATIFICOU A PRISÃO, ENCERRANDO ASSIM A OCORRENCIA E O ACUSADO FICANDO A DISPOSIÇÃO DA AUTORIDADE E RECOLHIDO A CADEIA ANEXA. 


O ANIMAL FOI APREENDIDO E ENCAMINHADO AO ORGÃO MUNICIPAL, ONDE PERMANCE SOB OS CUIDADOS TECNICOS DE ESPECIALISTAS PARA REABILITAÇÃO E POSTERIOR ANÁLISE DA SUA SITUAÇÃO.