Do G1 Santos
A cidade de Cubatão (SP) completa 72 anos de emancipação político-administrativa nesta sexta-feira (9). Neste ano, por conta da pandemia, nenhuma programação especial presencial será realizada.
Segundo a administração municipal, às 18h, será realizada uma transmissão ao vivo, na página oficial da prefeitura nas redes sociais. Os moradores podem conferir as ações da ações da prefeitura nos últimos meses e haverá um pronunciamento do prefeito Ademário Oliveira.
Cubatão está fase emergencial do Plano São Paulo, que determina a suspensão do funcionamento e de atendimento ao público de estabelecimentos comerciais até o dia 11 deste mês. O decreto publicado no Diário Oficial estabeleceu horários para atividades consideradas essenciais e permite feiras livres e a celebração de cultos religiosos, mas com restrições de acesso e seguindo protocolos de segurança específicos.
Cubatão
Cubatão tornou-se um lugar de passagem, onde jesuítas, comerciantes, tropeiros, autoridades tomavam fôlego para atingir o planalto, obtendo assim um papel de destaque no cenário da Baixada Santista. A partir do Rio Cubatão, tornou-se o principal caminho entre o litoral e São Paulo.
O Porto Geral de Cubatão teve a sua origem na primeira metade do século XVIII. Ao seu lado, desenvolveu-se um povoado. Entre 1833 e 1841, o povoado esteve elevado à categoria de município e depois foi anexado a Santos.
Após 1940, houve a construção da Via Anchieta e implantação da Refinaria Presidente Bernardes, inaugurada em 1955, e da Companhia Siderúrgica Paulista, a Cosipa (autal Usiminas), em 1959.
Com o crescimento de Cubatão, em 1º de janeiro de 1949, a cidade obtive a emancipação político-administrativa em relação a Santos. O primeiro prefeito da cidade assumiu em 9 de abril, tornando-se esta data o dia em que se comemora o aniversário da Cidade.