Alguns serviços não funcionarão a partir desta quinta (1º), devido ao ponto facultativo alusivo à ‘Quinta-feira Santa’. A partir da próxima segunda-feira (5), expediente estará normalizado


A Prefeitura de Guarujá informa que, a partir desta quinta (1°), o expediente nas repartições públicas será alterado. Isso porque o Município decretou ponto facultativo alusivo à ‘Quinta-feira Santa’, data que antecede o feriado nacional desta sexta-feira (2), quando é celebrado o Dia da Paixão de Cristo.


Entretanto, não sofrerão alteração os serviços que desempenham funções essenciais como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas, o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), a Delegacia Sede de Guarujá (Avenida Puglisi, 656 – Centro), o Albergue Municipal e a coleta de lixo.


Desde a implantação da Fase Emergencial decretada pelo Governo do Estado de São Paulo no último dia 15, as repartições públicas da Cidade seguem com a suspensão de atendimentos presenciais e internos, exceto os serviços considerados essenciais. Logo, os Paços Municipais Raphael Vitiello e Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, número 640 e 800, respectivamente), localizados no bairro Santo Antônio, estarão de portas fechadas para os servidores que desempenham essas atividades a partir desta quinta (1º), liberando acesso nessas condições apenas na segunda-feira (5).


Não haverá expediente na Secretaria de Operações Urbanas (Seurb), porém, os serviços externos serão executados, entre eles a limpeza de praias, varrição de vias e coleta de lixo domiciliar e séptico.


No caso dos restaurantes populares, apenas o Bom Prato (Avenida Áurea Gonzalez Conde, 47 – Jardim Progresso), manterá pleno funcionamento. O equipamento disponibiliza refeições à população todos os dias, das 7 às 12h30. Já nos restaurantes Tibério Birolini (Rua Colômbia, s/nº – Vila Baiana) e Santo Antônio (Alameda das Violetas, 330 – Santo Antônio), ativos somente em dias úteis, o atendimento será mantido até esta quinta (1º).


Durante o cenário pandêmico, os restaurantes se mantêm fechados para o acesso ao público, porém, as refeições são distribuídas em marmitex, de acordo com as determinações da Vigilância Sanitária do Município e do Governo do Estado de São Paulo, seguindo todas as normas de higiene e preparo.


Vacinação contra a Covid-19


Os dois postos de vacinação contra Covid-19 em Guarujá, um localizado no Ginásio do Guaibê e o outro na Coordenadoria da Guarda Civil Municipal (GCM), no Distrito de Vicente de Carvalho (Rua Cunhambebe, 500, no Jardim Cunhambebe), também estarão inoperantes nas respectivas datas. Sendo que, na segunda-feira (5), o cronograma de vacinação contra o novo coronavírus seguirá normalmente.


Em virtude da antecipação da imunização para o público de 68 anos, bem como o alcance da meta vacinal em todos os públicos com 70 anos ou mais (que já ultrapassou até 100% da estimativa), as duas datas servirão para que, com a chegada de novas doses, os profissionais da saúde possam realizar o trabalho de logística necessário para iniciar a vacinação de um novo grupo, ainda mais denso: profissionais de segurança pública.


Nestes dois dias, as Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estarão com os atendimentos suspensos. Aqueles que necessitarem de atendimento médico poderão se dirigir a uma das cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas da Cidade. São elas:


UPA Enseada

Local: Avenida Dom Pedro I, s/nº (esquina com a Avenida Atlântica)

Telefone: 3351-3661


UPA Guarujá (Rodoviária)

Local: Avenida Santos Dumont, 856 – Santo Antônio

Telefone: 3355-9151


UPA Pae Cará

Local: Avenida São João, 111 – PaeCará

Telefone: 3341-1997


UPA Perequê

Local: Estrada Guarujá-Bertioga, entre os Quilômetros 7 e 8

Telefone: 3353-1648


UPA Santa Cruz

Local: Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº – Santa Cruz dos Navegantes

Telefone: 3354-2802