Uma conquista recente é o atendimento prioritário para autistas em estabelecimentos públicos e privados do Município

 

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autista, que ocorre nesta sexta-feira (2), a Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Seres), por meio da Comissão de Políticas Públicas para Autista, realizará palestras virtuais durante o mês de abril. O intuito é conscientizar sobre os desafios que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e seus familiares enfrentam, a fim de reduzir a discriminação e o preconceito sobre os indivíduos que apresentam o transtorno.

As palestras serão realizadas por meio de lives, na plataforma do facebook da Prefeitura de Guarujá: @prefeitura.guaruja. Para acompanhar, basta o interessado seguir e ativar as notificações para visualizar o conteúdo quando for publicado.

A Comissão de Políticas Públicas para Autista de Guarujá, é formada por 22 pessoas, sendo dez representantes do governo, cinco do Terceiro Setor e sete da sociedade civil. O grupo realiza diversas ações para atendimento à pessoa autista, voltadas à saúde, educação, lazer, mercado de trabalho e pesquisa científica.

Para o assessor de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Valdinei Santos, o primeiro passo já foi dado “Após a posse da comissão, obtivemos um avanço significativo, provendo diversos projetos e campanhas em prol da pessoa autista. Infelizmente, com a pandemia, tivemos que recuar alguns projetos, mas seguimos atuantes.” define.

 

Atendimento prioritário

Uma conquista recente é o atendimento prioritário para autistas em estabelecimentos públicos e privados do Município, com a inserção do símbolo do TEA nas placas de atendimento prioritário, conforme determina o decreto 4.376/2017. O comerciante interessado em obter a placa, deve acessar o site da prefeitura no endereço, https://www.guaruja.sp.gov.br e realizar impressão do arquivo.

 

 

Conquistas para pessoas com deficiência

 

 

·        O Plano Municipal de Acessibilidade foi instituído por meio da Lei nº 4.754 e visa garantir que toda a legislação pertinente a acessibilidade, criada em âmbitos federal e estadual, possam ser aplicadas, considerando as necessidades da população e capacidade de atendimento da municipalidade, com o estabelecimento de metas anuais a serem atingidas.

 

·        Com o objetivo de dar maior visibilidade à presença da pessoa com deficiência, a Assessoria promoveu nos últimos anos, diversos eventos, entre eles a Virada Inclusiva, Setembro Azul (conquista da comunidade surda), Abril Azul (Mês de Conscientização do Autismo).

 

 

·        Parceria com a Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (Adisa) abre vagas em oficinas gratuitas para pessoas com deficiência.

 

 

·        Operação Guarujá Acessível fiscalizou estabelecimentos comerciais quanto ao cumprimento da legislação de acessibilidade (vagas de estacionamento prioritário e placas de atendimento)

 

·        Carteirinha de Identificação para Pessoas com Deficiência. O objetivo é facilitar a rotina dos deficientes e evitar o constrangimento vivenciado por eles ao terem que provar a sua condição nos atendimentos prioritários.