Os hospitais de São Vicente e Peruíbe, no litoral paulista, atingiram a ocupação máxima nos leitos de enfermaria para Covid-19, informaram as prefeituras nesta quarta-feira (17). As unidades de saúde de Bertioga e Itanhaém também já estão com 100% dos leitos para coronavírus ocupados.
O Hospital São José, em São Vicente, que tem 14 leitos de enfermaria, já está com todos ocupados, conforme a administração municipal. Além disso, dos nove leitos de UTI para Covid-19 disponíveis na cidade, oito estão ocupados, uma taxa de 88,89%.
Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, há dois pacientes aguardando na fila uma vaga de enfermaria, que foram inseridos na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) para aguardar a disponibilidade de leitos.
Em Peruíbe, a única Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) que recebe pacientes com Covid-19 atingiu a ocupação total dos 24 leitos de enfermaria na segunda (15), mas a prefeitura só foi informada nesta quarta-feira.
Na cidade, não há leitos de UTI, e os casos que necessitam deste procedimento são transferidos a hospitais de outras cidades da região, que têm leitos destinados para o município, conforme regulação de vagas do Governo do Estado.
Baixada Santista
Os dados atualizados foram divulgados pelas prefeituras nesta quarta-feira.
Bertioga
- Hospital Municipal de Bertioga: 10 leitos de UTI ocupados (100% de lotação), e 18 leitos de enfermaria ocupados (100%).
Itanhaém
- UPA: 7 leitos de semi UTI ocupados (100%), e 14 leitos de enfermaria (100%);
- Hospital Jorge Rossmann: 10 leitos de UTI ocupados (100% de lotação), e 9 de 11 leitos de enfermaria ocupados (81,82%);
- Hospital Vitória: 37 de 40 leitos de UTI ocupados (92%), e 42 de 70 leitos de enfermaria ocupados (60%).
Cubatão
- Hospital Municipal de Cubatão: 12 de 14 leitos de UTI ocupados (85%). A prefeitura não divulga os números relacionados aos leitos de enfermaria do município.
Santos
- Unidades de saúde e hospitais: Entre os 331 leitos de UTI, 102 estão ocupados, uma taxa de 69%. Dos 717 leitos de enfermaria de Covid-19 disponíveis, 272 estão ocupados, o equivalente a 62%. Os leitos estão divididos entre Complexo Hospitalar dos Estivadores e da Zona Noroeste, Hospital Vitória, UPA Central, Santa Casa, Beneficência Portuguesa e Hospital Guilherme Álvaro.
Praia Grande
- Hospitais: 35 dos 41 leitos de UTI estão ocupados (85%), e 53 de 107 leitos de enfermaria estão com pacientes (50%).
Guarujá
- Unidades de saúde da cidade: A Prefeitura de Guarujá informa que, neste momento, os leitos exclusivos para tratamento de pacientes com sintomas compatíveis com a Covid-19 estão com ocupação de 69%, sendo 79% em enfermaria e 61% em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
São Vicente
- Hospital São José: 14 leitos de enfermaria ocupados (100%), e oito de nove leitos de UTI ocupados (88,89%).
Peruíbe
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA): 14 leitos de enfermaria ocupados (100%). A cidade não conta com leitos de UTI. Os pacientes que precisam deste atendimento são transferidos para hospitais referência em outras cidades.
Mongaguá
- Unidade de Pronto Atendimento: quatro leitos de enfermaria Covid-19 estão ocupados (100%);
- Hospital Municipal de Mongaguá: Há um único leito e está disponível. O município não conta com leitos de UTI Covid-19 disponíveis, os pacientes que precisam deste atendimento são transferidos para hospitais referência em outras cidades. O município tem um paciente na clínica médica do Regional Jorge Rossmann, que fica em Itanhaém, e dois na UTI adulto do Hospital Vitória. Não há previsão de novos leitos.