Mesmo com a fase emergencial do Plano São Paulo em vigor, idosos com mais de 75 anos devem procurar um dos 28 postos de vacinação para se imunizar contra a Covid-19. Desde segunda-feira (15), quando iniciou a imunização para idosos com 75 e 76 anos, a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) registra baixa procura pelas doses.

A Sesau faz um alerta, destacando que os hospitais da região já registram falta de vagas para internação e que a vacina é a medida mais eficaz na proteção contra a doença e capaz de diminuir a disseminação do vírus. 

Todos os 26 postos de vacinação, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), têm vacinas disponíveis. Idosos que ainda não tomaram a dose, devem procurar o posto mais próximo de casa, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30.

Nestes locais, os idosos recebem a imunização com segurança, porque é realizado controle de acesso e oferecido álcool em gel para garantir a proteção necessária.

A Sesau oferece também dois locais com sistema drive-thru, um no Fundo Social de Solidariedade (FSS) e outro na Subprefeitura. Assim, não é preciso descer do carro e a equipe de enfermagem vai até o veículo para imunizar o idoso.  O FSS fica na Rua Benedito Calixto, 205, no Centro (Área Insular) e a Subprefeitura fica na Avenida Ulisses Guimarães, 211, no Jardim Rio Branco (Área Continental).

Cerca de 70% do público-alvo foi vacinado, representando mais da metade da população nesta faixa etária.  Mesmo assim, a meta é alcançar a totalidade destes moradores. É por isso que a Sesau faz um apelo para que todos os idosos com mais de 75 anos compareçam aos postos de saúde espalhados pelo Município e também para que familiares ou acompanhantes levem estes idosos a um local de vacinação.

O idoso que for receber a primeira dose do imunizante pode comparecer em qualquer posto de vacinação, munido com o RG, CPF e comprovante de residência. A Sesau pede que o público-alvo desta etapa faça um pré-cadastro no site Vacivida, por meio do link https://vacinaja.sp.gov.br/. O registro não é obrigatório, mas essencial para agilizar o atendimento.

Já o idoso que receberá a segunda dose, precisa apresentar o RG e carteira de vacinação com o registro da primeira.

A Sesau esclarece que todos os equipamentos estão respeitando os protocolos de higiene recomendados pelos órgãos sanitários, como o uso obrigatório de máscara, distanciamento de 1,5 metro e álcool em gel na entrada. Tudo isso para oferecer mais segurança ao munícipe que for se vacinar.
 
 

Vacinados contra a Covid-19 - Até terça-feira (16), foram vacinados 7.632 profissionais da saúde; 561 idosos de instituições e acamados; 1.064 pessoas com mais de 90 anos; 2.026 idosos de 85 a 89 anos; 2.863 pessoas de 80 a 84 anos; 5.155 idosos de 75 a 79 anos; 15 deficientes de instituições e 38 indígenas.

Já receberam a 2ª dose da vacina 4.113 profissionais da saúde, 2.070 idosos acima de 85 anos e 30 indígenas. Foram aplicadas 796 doses remanescentes do imunizante em idosos 60 a 74 anos.

Até terça-feira (16), foram aplicadas 26.363 doses da vacina contra a Covid-19 nos públicos específicos.

A Cidade recebeu 34.036 doses de CoronaVac (Butantan) e 9.460 doses da Oxford (Fiocruz), totalizando 43.496 doses do imunizante.