Devido ao aumento de casos, os agentes já iniciaram a retirada de criadouros para que,

posteriormente, seja realizado o bloqueio de nebulização com uso de inseticida


Nos bairros Pae Cará e Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho, os casos suspeitos e confirmados de dengue e chikungunya aumentaram. Por isso, a Secretaria de Saúde de Guarujá elaborou um cronograma de ações para interromper a transmissão do mosquito Aedes aegypti nesses locais.

 

Com início na sexta-feira (5) até a próxima sexta (12), o objetivo será retirar criadouros e larvas do mosquito para que, posteriormente seja realizado bloqueio de nebulização com uso de inseticida, conhecido popularmente como “fumacê” (veja o cronograma detalhado abaixo).

 

Apoio da população

 

Para que a nebulização ocorra com sucesso, os moradores devem colaborar com alguns cuidados, como permanecer dentro de casa no momento da ação, deixar portas e janelas abertas, colocar animais no fundo da casa, cobrir alimentos (inclusive de animais) e utensílios que estiverem em cima do fogão, entre outros.

 

Segundo a coordenadora de Combate às Endemias de Guarujá, Ana Lúcia Gama da Cruz, o apoio dos munícipes é essencial no combate à dengue. “A população deve fazer a sua parte e se atentar principalmente aos quintais, ralos externos, pratos de plantas, garrafas pet e pneus. Também é muito importante receber os profissionais em casa para obter mais orientações”, reforça.

 

Quem estiver com suspeita de dengue, zika ou chikunguya deve procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima e deve comparecer também a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (Usafa) para realizar o exame de sorologia. Dessa forma, o Setor de Combate às Endemias será notificado.

 

Servidores

 

 A fim de evitar a propagação do novo coronavírus, os cuidados são redobrados durante as iniciativas. Os agentes utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas, visando  sua própria segurança e a dos munícipes.

 

Além dos EPIs, os servidores estão utilizando crachá e uniforme para visitar as casas. Para facilitar a identificação, o agente utiliza uniforme da cor branca e o supervisor azul marinho, ambos com a seguinte frase na frente: ‘Todos juntos contra o Aedes aegypti – Guarujá’. Na manga esquerda está o brasão da Prefeitura e, nas costas, a informação: ‘Prefeitura de Guarujá, Secretaria de Saúde, Controle de Dengue’.

 

A Prefeitura conta com um canal de denúncias. Para informar alguma situação ou tirar dúvidas, a população pode ligar para o número (13) 3341-6569.

 

Cronograma de ações

 

Sexta (5) até sexta-feira (12) – Retirada de criadouros e larvas do mosquito Aedes aegypti – Pae Cará e Jardim Boa Esperança

 

Terça (9) à quinta-feira (11) – Bloqueio de nebulização com uso de inseticida

 Entre a Rua Tambaú e a Avenida Engenheiro Silvio Fernandes Lopes (Pae Cará)

 

Terça (16) à quinta-feira (18)

– Bloqueio de nebulização com uso de inseticida

A partir da Avenida Engenheiro Sílvio Fernandes Lopes até a Rua Joana de Menezes Faro (Pae Cará)

 

Terça (23) à quinta-feira (25) – Bloqueio de nebulização com uso de inseticida -  Jardim Boa Esperança.