Acolhida proporciona um momento de interação e de informação aos calouros e alunos da educação a distância da universidade

“Tenho três empregos e só a noite para estudar. Sai da minha zona de conforto e estou conseguindo fazer EAD Unoeste”, diz Ana (Foto: Cedida)

 

A fisioterapeuta Rosa da Silva mora no Guarujá (SP) e busca um olhar administrativo da dinâmica hospitalar. Já o Mauricio Antonio Fernandes Taberti é de Jundiaí (SP) e quer se qualificar em marketing. Enquanto isso, o baixista Nelson Alexandre de Almeida Silva quer agregar a música para dar aulas onde mora, em Jaú (SP). O que essas três pessoas têm em comum? São alunos da Educação a Distância (EAD) da Unoeste e participam das atividades de boas-vindas promovidas pela modalidade de ensino nesta semana.

Sonia Sanae Sato é a diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da universidade e explica que a intenção é receber os alunos que estão ansiosos para retornar os estudos, acolher os calouros e promover uma integração entre a Unoeste e acadêmicos EAD. “Essa programação especial de boas-vindas teve início na terça-feira (2) e encerra-se nesta quinta (4). Vale destacar que todas as atividades são realizadas ao vivo pelo canal do Youtube do EAD Unoeste”, diz.

Ela comenta que no primeiro dia do evento aconteceu uma apresentação institucional conduzida pela coordenadora acadêmica do Nead, professora Dra. Dayene Miralha de Carvalho Sano. Também foi o momento de divulgar os canais de suporte aos alunos. “Nesta quarta (3), o tema foi Planejamento de Carreira na Era Digital, apresentado pelo diretor-presidente da Fundação Inova Prudente. Nesse momento de pandemia o mercado exige profissionais qualificados. Por isso, a ideia dessa atividade foi motivar os alunos para que continuem firmes no propósito de estudar, ampliando as oportunidades de crescimento profissional”, pontua.

Eles são EAD Unoeste!

Ana Rosa da Silva está no 2º termo do EAD em Gestão Hospitalar no polo de Guarujá (SP), cidade onde mora e trabalha. “Sou fisioterapeuta há 13 anos e atuo em dois hospitais e em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Com essa rotina intensa e a pandemia não conseguia começar uma graduação presencial e, por isso, resolvi me aventurar na EAD”.

Ela admite que sempre teve “preconceito” em relação aos estudos a distância. “Eu achava que só iria aprender de verdade se fosse presencial até que conheci a EAD Unoeste. Quantas novidades ao mesmo tempo, tudo ali na tela do meu celular ou do meu notebook. Achei que por ter somente a noite para estudar não iria conseguir, mas aprendi com a professora Dayene a organizar o meu tempo. Estou gostando muito da maneira como é conduzido o EAD Unoeste, os professores têm muita experiência na área e sabem passar o conteúdo de uma maneira de fácil entendimento”.

Ana acrescenta que esse curso está sendo um divisor de águas na sua vida. “Tenho a visão assistencial e agora aprendendo a visão administrativa e de gestão terei um olhar mais amplo da minha área. Isso pode me dar bons frutos de crescimento profissional e pessoal. Estou amando a graduação e com a construção do campus da Unoeste aqui no Guarujá estou muito empolgada para fazer outros cursos futuramente, como um mestrado ou doutorado”.

Já o calouro Mauricio Antonio Fernandes Taberti é de Campinas (SP). “Sabe aquele caso clássico da pessoa que compra uma moto sem habilitação? Então, esse sou eu! Comecei a cuidar das redes sociais de uma empresa e quando vi já estava mergulhado no mundo no marketing. Fui atrás, pesquisei, assisti vídeos no Youtube, mas senti a necessidade de fazer uma graduação”, conta.

Ingressante do curso de Marketing EAD, o polo de apoio presencial é pertinho, na cidade de Jundiaí. “Até fiz o vestibular em uma outra instituição, mas a experiência não foi positiva. Daí eu soube da Unoeste, na verdade nunca ouvi falar dessa instituição. Foi aí que comecei a pesquisar sobre ela e o que me chamou mais a atenção é que só tive boas referências, tanto de pessoas, quanto nos sites de opiniões. No Reclame Aqui, por exemplo, ela possui uma reputação muito boa”.

Ele acrescenta que outro aspecto que fez a diferença foi a grade curricular do curso. “Gostei bastante das disciplinas propostas para o curso, que se sobressaem dos demais lugares que pesquisei. Outra coisa que estou impressionado é que nem começou as aulas ainda e percebo a atenção e a preocupação com a gente. Fiquei bastante feliz com todo esse acolhimento e cuidado com os alunos”, conclui.

Nelson “Escolhi a música, pois ela é muito importante para o desenvolvimento infantil” (Foto: Cedida)

 

Para o jauense Nelson Alexandre de Almeida Silva, a EAD Unoeste também é uma novidade, já que iniciará os estudos na licenciatura em Música. “Desde 2007 atuo como baixista em bandas católicas de Jaú, já participei da gravação de CD e de concursos de música”.

Declara que foi incentivado a estudar pela esposa, Liete, que é professora de educação artística. “Acredito que a música é muito importante para o desenvolvimento infantil das crianças e, por isso, escolhi estudar na universidade, pois ela tem um campus aqui na minha cidade e também por ser uma instituição reconhecida pelo MEC”, encerra.

Programação

Nesta quinta-feira (4), a atividade será focada no Aprender Unoeste, que é o ambiente virtual de aprendizagem da universidade. Será conduzida por Mário Augusto Pazoti, coordenador de tecnologia do Nead e Luciana da Mata Crema, analista de suporte computacional. Já as aulas iniciam-se na próxima segunda (8).

Venha ser EAD Unoeste!

A universidade está presente em todas as regiões do Brasil por meio da Educação a Distância (EAD). São mais de 120 polos de apoio presencial transformando a vida de centenas de pessoas por meio do conhecimento. Com certeza tem algum pertinho de você!

Quer saber o mais legal? Ainda dá tempo de estudar na maior universidade do oeste paulista com até 60% de desconto. Acesse já a página do vestibular EAD e saiba mais!