O segundo dia de vacinação contra a covid-19 em Santos foi marcado pelo início da imunização no Complexo Hospitalar da Zona Noroeste (Rua Agamenon Magalhães s/n°, Castelo), onde atuam 515 funcionários. 

“Estou aliviada; peguei a covid-19 no ano passado e foi horrível. Foi o momento mais delicado da minha vida”, desabafou a auxiliar de enfermagem Maria Alzini, que trabalha na unidade há 34 anos. Na ocasião, ela ficou internada por dez dias. 

Otimistas, tão logo iniciou o serviço, os funcionários começaram a formar uma fila com aproximadamente vinte pessoas. Presente no local, o secretário de Saúde, Adriano Catapreta, destacou que o Complexo recebe uma grande quantidade de pacientes todos os dias, por isso é importante os profissionais estarem imunizados. “Precisamos garantir a esses profissionais a segurança para continuarem trabalhando com tanta dedicação”. Atualmente, o Complexo da Zona Noroeste dispõe de 29 leitos somente para pacientes Covid, sendo 16 de clínica médica e 13 de UTI. 

 

PRIORITÁRIOS

A vacinação em Santos começou na última quarta (20). Inicialmente, serão aplicadas 9.560 doses. O Município segue o cronograma do Estado, priorizando prontos-socorros, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Centros de Covid e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além dos profissionais que atuam na linha de frente, serão vacinados idosos em clínicas de repouso, e os cuidadores que trabalham nesses locais.