Do G1 Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, multou um clube da cidade após a realização de uma festa de debutante, com centenas de convidados descumprindo várias medidas de prevenção à Covid-19. Além de aglomeração no salão, os participantes não usavam máscaras de proteção facial. Segundo a administração municipal, o local não tinha cadastro para sediar festas.
O evento ocorreu, no último sábado (9), em um clube localizado na Ponta da Praia. A festa foi realizada para celebrar o aniversário de 15 anos de uma adolescente moradora de São Vicente e reuniu centenas de pessoas, entre jovens, adultos e funcionários que trabalhavam no evento.
Segundo apurado pelo G1, o salão comporta até 900 pessoas em pé e 500 pessoas sentadas. Imagens obtidas pela reportagem mostram o salão do local cheio de convidados, aglomerados na pista de dança, e sem máscaras de proteção facial, sendo que o uso do item é obrigatório na cidade. Além dos funcionários, apenas uma convidada é vista usando a máscara.
O caso ganhou repercussão nas redes sociais e causou revolta de milhares de pessoas, entre elas, o ator Bruno Gagliasso, que também visualizou o vídeo e comentou na postagem. "Inacreditável", escreveu ele.
Ator Bruno Gagliasso e o prefeito de Santos, Rogério Santos, comentaram na publicação — Foto: Reprodução
Diante das cenas compartilhadas, a prefeitura tomou conhecimento do caso, e em uma ação de fiscalização ao cumprimento das regras de combate à Covid-19, autuou o local. A multa foi de R$ 20 mil. Segundo a administração municipal, o clube foi responsabilizado pela realização da festa.
As autuações são por aglomeração de convidados, já que eventos para público em pé ainda não estão permitidos, devido à fase atual da região no Plano São Paulo, e também pelo descumprimento da medida que obriga o uso de máscara facial nesse tipo de ambiente.
Além da multa, os agentes entregaram ao clube um termo de intimação para ciência de que devem ser cumpridos os protocolos sanitários em vigor na cidade. O local foi intimado pela fiscalização da Secretaria de Finanças a encerrar a atividade de sediar festas, pois, segundo a prefeitura, não tem cadastro para a realização dessa atividade.
Em contato com o G1, o Clube de Regatas Saldanha da Gama informou que vai recorrer à multa, pois havia firmado um contrato de locação para a realização da festa com as medidas de prevenção à Covid-19.
Festa reuniu centenas de pessoas, que não utilizavam máscaras e não respeitavam o isolamento social — Foto: Reprodução/Redes sociais