Centenas de pessoas que se aglomeravam em um baile funk realizado em Guarujá, no litoral de São Paulo, foram dispersadas pela Polícia Militar na madrugada deste domingo (27). Segundo a corporação, a multidão passou a atacar os policiais com garrafas e fogos de artifício, assim que as equipes chegaram ao local. Imagens obtidas pelo G1 mostram o momento em que alguns participantes da festa, todos sem máscaras, correm da confusão.
Segundo a PM, por volta da meia-noite, viaturas que estavam em patrulhamento pela Avenida Antenor Pimentel, no bairro Morrinhos 4, perceberam um grande número de pessoas na via, com som alto e impedindo a passagem de veículos e pedestres. As autoridades deram, então, ordem para que os participantes da festa dessem passagem, e para que desligassem os aparelhos de som.
Polícia Militar dispersou centenas de pessoas em baile funk — Foto: Reprodução/Plantão Guarujá
A corporação informa, ainda, que algumas pessoas em atitude suspeita foram abordadas. As equipes passaram, então, a ser agredidas pela multidão com garrafas arremessadas e fogos de artifício, e precisaram utilizar técnicas de controle de distúrbios. O patrulhamento foi intensificado em busca dos agressores, que não foram localizados.
Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que a Força-Tarefa foi chamada para atender ocorrências de festas clandestinas com aglomeração no bairro Morrinhos 4. Além disso, a administração informa que também foi acionada, na sexta-feira (26), para uma festa que ocorria no bairro Morrinhos 2.
Pessoas fugiram de baile na madrugada deste domingo em Guarujá, SP — Foto: Reprodução/Plantão Guarujá
Chegando ao local, as equipes também foram recebidas com garrafas e fogos de artifício, o que motivou reação por parte dos policiais. Os suspeitos que atacaram os PMs e GCMs fugiram, e os agentes permaneceram no local para restabelecer a ordem. A prefeitura informou que foram apreendidas caixas de som e bicicletas abandonadas na fuga.
As festas acontecem em meio à pandemia da Covid-19 e, nas imagens, é possível observar que nenhum participante utilizava máscara, item obrigatório para evitar a contaminação pela doença. Além disso, ninguém respeitava o distanciamento social necessário.
Prefeitura também foi acionada para baile que ocorreu na sexta, no bairro Morrinhos 2 — Foto: Reprodução/Plantão Guarujá