Neste sábado (26), três vans com turistas de um dia foram orientadas a retornar para cidades de origem nas barreiras sanitárias montadas pela Prefeitura de Santos no Saboó (entrada da cidade) e na orla do José Menino (em frente ao Emissário Submarino, divisa com São Vicente).

No Saboó, duas vans retornaram após abordagem da Guarda Civil Municipal. Em uma delas, os ocupantes alegaram ter errado o caminho, pois teriam como destino a cidade de Praia Grande. Já no José Menino, de seis vans abordadas, cinco foram autorizadas a entrar no município por terem comprovado motivos de trabalho e de saúde. Uma delas, com turistas, recuou.

As barreiras sanitárias voltaram a ser realizadas em Santos aos fins de semana desde 28 de novembro. Fazem parte da estratégia para evitar aglomerações nas praias da cidade e a disseminação da covid-19. 

A ação, realizada com apoio da Polícia Militar e da Companhia de Engenharia de Tráfego, impede a passagem de ônibus, vans e micro-ônibus de turismo não autorizados.

Vale lembrar que, desde o final de novembro, a Secretaria Municipal de Turismo não concede novas autorizações para veículos com turistas de um dia. Neste domingo (27), será realizada mais uma barreira sanitária, com início ainda na madrugada.

BALANÇO 
Desde 28 de novembro, 108 veículos foram abordados pela Guarda Civil Municipal nas barreiras sanitárias em Santos. Destes, 35 não foram autorizados a entrar no município.