Guarujá é referência na Baixada Santista em um procedimento odontopediátrico a recém-nascidos. Trata-se da frenotomia, que é uma microcirurgia que remove o freio da língua ou lábio da criança após ser detectada alguma anomalia após o conhecido ‘teste da linguinha’. E por conta da expertise na realização da operação, a Cidade é frequentemente requisitada para ministrar capacitações a profissionais de outros municípios.


O treinamento mais recente ocorreu na última sexta-feira (27), quando o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) recebeu profissionais de odontologia de Peruíbe. Dentistas de Praia Grande e Itanhaém também foram capacitados recentemente.


A responsável pela capacitação é a coordenadora de Saúde Bucal de Guarujá, Márcia Olmos Moucachen. O treinamento consiste no acompanhamento da microcirurgia por parte dos dentistas visitantes, que podem esclarecer dúvidas e até participar ativamente do trabalho.


“Já realizo esse trabalho há alguns anos na rede municipal. A cirurgia é simples, mas fundamental para evitar problemas na amamentação, deglutição e fala. Fico honrada em contribuir com colegas para que esse serviço seja levado a outros municípios”, afirma.


O que o freio na língua pode ocasionar

Ainda na maternidade, os bebês já são submetidos ao ‘teste da linguinha’. Por ele é possível detectar se aquele recém-nascido tem a anomalia na língua ou no lábio. A não resolução da questão nos casos mais graves pode ocasionar uma série de problemas no futuro. E é por isso que, muitas vezes, já poucos dias de vida, o bebê já é submetido à cirurgia.

 

Caso não seja feito rapidamente, o primeiro problema que já pode ser sentido desde os primeiros meses de vida, é a dificuldade na amamentação. O bebê sofre com as dificuldades para mamar, não se alimentando corretamente e a mãe acaba se vendo obrigada a antecipar o desmame. Também porque acaba sofrendo com as fissuras na mama, causadas pela falha na pegada para mamar. Futuramente, a manutenção do freio pode impactar na fala e dentição da criança