Agentes da Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) abordaram 80 moradores do bairro Saboó, entre esta quinta e sexta-feira (3 e 4), para Pesquisa de Satisfação do Usuário do Serviço Público sobre as obras da Nova Entrada de Santos. O trabalho, realizado pelo projeto Ouvidoria Presente, segue na próxima semana em todos os bairros da Zona Noroeste.
Como o morador avalia as obras; se tem melhorado a mobilidade de ônibus, carros, ciclistas e do trânsito em geral; se aprova o resultado das intervenções estão entre as perguntas feitas pelos agentes, que realizam o trabalham com o auxílio de tablets.
Entre os moradores abordados nesta sexta (4) está o despachante aduaneiro Edilson Alexandre dos Santos, 35 anos, morador do bairro há quatro. “É importante saber a opinião da população para que o pessoal se sinta ouvido. As obras ficaram muito boas, o trânsito fluiu melhor e o pessoal tem mais rotas alternativas”.
O aposentado Abílio Nunes Filho, 69, concorda: “Estão joia e aqui no Saboó estamos aproveitando muito. É bom fazer essa pesquisa para saber o que o pessoal quer e o que está achando”, disse o morador, há 46 anos no bairro.
A pesquisa faz parte do programa de Controle de Qualidade e cumpre a lei federal 13.460/2017, conhecida como Código de Defesa do Usuário do Serviço Público, que determina a Avaliação Continuada dos Serviços Públicos. “O programa tem outras fases, mas é importante verificar o índice de aprovação e eventuais correções que devam ser feitas. No serviço público, a avaliação deve ser permanente como um instrumento de participação popular, controle social e eficiência pública”, afirma o ouvidor público Rivaldo Santos.