A equipe do Procon-Santos esteve, na noite desta quinta-feira (26), no Hipermercado Extra da Av. Ana Costa, em ação que deu início à fiscalização da Black Friday 2020. O estabelecimento decidiu antecipar o início do período dos descontos para dois dias: quinta e sexta-feira.

A operação, que prossegue nesta sexta (27) em grandes redes de varejo da Cidade com equipe de dez fiscais e presença de representantes do Núcleo Regional da Fundação Procon do Estado de São Paulo, busca garantir que não haja fraudes. “Realizamos pesquisas no início de novembro para observar a variação dos preços. Hoje fizemos a confrontação desses valores, para verificar se realmente os produtos entram na Black Friday e se os produtos tiveram redução real. Sexta-feira prosseguiremos checando tudo”, explicou o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma. Na vistoria ao Extra, os fiscais não constataram nenhuma anormalidade.

O coordenador deu uma dica para consumidores que querem aproveitar as vantagens da data. “Ninguém melhor que o consumidor para saber o que ele quer adquirir. É importante fazer uma lista de desejos e realizar busca em sites que fazem a tarefa de relacionar os preços médios do produto nos últimos 30, 60, 90 dias. Na Black Friday, é preciso verificar com atenção se aquele desconto é real ou se é uma maquiagem feita pelo estabelecimento”.

Foi este o caso da operadora de caixa Ana Cristina da Silva, 40 anos, que aproveitou os descontos para comprar uma televisão e um ventilador. "Estive de olho nos preços, e estes realmente estão bons. Além disso, está valendo a pena porque estou parcelando tudo em dez vezes sem juros". 

  

MONITORAMENTO

Por cerca de duas semanas, a equipe do Procon-Santos percorreu grandes lojas de varejo para anotar preços e permitir que os consumidores possam monitorar os valores dos produtos oferecidos. Entre as lojas fiscalizadas estão Lojas Cem, Casas Bahia, Magazine Luiza, Pernambucanas, Extra, Carrefour e Fast Shop.

 

PROTOCOLOS

Neste ano, por conta dos protocolos sanitários estabelecidos em decorrência do novo coronavírus, é obrigatório que os estabelecimentos realizem a aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e evitem aglomeração.

Caso o munícipe verifique descumprimento dos protocolos, pode denunciar para Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) através do telefone 162 de segunda a sexta, das 8h às 18h, internet (www.santos.sp.gov.br/ouvidoria) ou pessoalmente no Paço Municipal (Praça Visconde de Mauá s/nº - térreo), das 8h às 17h. Também é possível acionar a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

 

SERVIÇO

Os canais de atendimento do Procon-Santos são a internet (https://www.procon.sp.gov.br/santos/); aplicativo disponível para celulares e aparelhos com os sistemas Android e iOS acessíveis gratuitamente nas lojas virtuais Google Play Store e Apple Store com o nome “Procon Santos”, e-mail procon@santos.sp.gov.br e Disk-Consumidor (0800-7790151).

 





--