A Prefeitura Municipal de Guarujá abriu inscrições para o primeiro Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC) da cidade. A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Unoeste tem como objetivo aperfeiçoar o padrão funcional e científico, além de melhorar a assistência médica no município.
Podem participar do processo seletivo médicos formados de todo o país, com as inscrições sendo realizadas pelo site da Prefeitura de Guarujá até o dia 9 de dezembro de 2020. São quatro vagas para residentes que receberão bolsas de estudo no valor de R$9.000.
O processo seletivo será conduzido pela Comissão Permanente de Residência Médica (COREME). O programa, criado pela Lei nº 4.854/2020 e regulamentado pelo decreto nº 13.992/2020, acontece sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a parceria da Universidade do Oeste Paulista através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) nº 142/2017.
A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, em que os recém-formados são treinados em serviço, com a orientação de profissionais médicos altamente qualificados.
Angela Cafasso, coordenadora de Educação Permanente em Saúde do município, reforçou o benefício de possibilitar fixar médicos desta especialidade, que ainda é uma carência em todo país. “A formação em serviço do médico especialista em Medicina de Família e Comunidade vai qualificar a atenção à saúde da população. É importante agregar o apoio acadêmico da universidade aos serviços de saúde, além de estimular o trabalho interprofissional, em equipe e colaborativo”, afirma.
O coordenador administrativo do campus de Guarujá da Unoeste, Dr. Geraldo Alécio de Oliveira, destaca a importância desta parceria para a cidade. “O Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade traz grandes benefícios, pois teremos estudantes já graduados em Medicina que estarão aprimorando a sua formação e se especializando em uma das áreas que é o futuro da área. O médico conhece todo o histórico daquela família e sabe sobre o risco daqueles indivíduos terem uma determinada doença”, explica.